Resumo |
A presente pesquisa tem por objetivo investigar a produção de atividades matemáticas para o uso das tecnologias digitais, com base em uma experiência formativa com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Viçosa-MG. A pesquisa é de cunho qualitativo, uma vez que busca dados que sejam significativos e que permitam compreender o fenômeno do estudo. Para tal processo utilizaremos como produção de dados da pesquisa: análise bibliográfica, ação formativa com os docentes participantes e roda de conversa com os mesmos. Diante das análises bibliográficas verificamos que o processo de formação continuada é um campo de muitas discussões, no entanto, no que tange a construção de atividades matemáticas para o uso das tecnologias digitais na escola, ainda há uma lacuna, fazendo desta pesquisa um campo para maiores discussões sobre essa temática. Nesse contexto, com o desenvolvimento das tecnologias digitais e a sua presença nos diferentes setores da sociedade verificamos a necessidade dos seus usos no ambiente escolar. Essas aliadas a determinadas disciplinas podem auxiliar no processo de construção do conhecimento, como no caso da Matemática. Assim, acreditamos que a formação continuada pode contribuir para que o docente se sinta seguro e consiga fazer das tecnologias digitais uma possível aliada nos processos de ensino e de aprendizagens. Dessa forma, o investimento na formação docente no campo das tecnologias é fundamental para proporcionar uma educação que envolva a democratização do acesso ao conhecimento, produção e interpretação das tecnologias digitais, já que essas fazem parte do mundo em que vivemos e interferem no dia a dia. Por fim, destacamos que é preciso ter atenção na forma como estas tecnologias digitais serão empregadas no ambiente escolar, para que elas não se tornem apenas acessórios. As tecnologias digitais precisam ser trabalhadas em sintonia com o fazer pedagógico, contribuindo assim, para que as crianças despertem a imaginação criadora, descobrindo novos sentidos e significados e consequentemente o desenvolvimento humano. Além disso, elas podem colaborar no desenvolvimento da autonomia, da criticidade e da criatividade dos estudantes, podendo tornar os processos de ensino e aprendizagem dinâmicos e interativos. Nesse sentido, reiteramos que a formação docente ocorre no espaço concreto de cada escola, em torno de problemas educativos ou pedagógicos reais. Portanto, a formação docente continuada requer construções que dialoguem com a realidade, para que assim, possa realmente fazer sentido na prática. |