| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Artes |
| Setor | Departamento de Artes e Humanidades |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | Outros |
| Primeiro autor | ROSANA APARECIDA PIMENTA |
| Orientador | MARCOS ANTONIO DOS SANTOS FERNANDES |
| Outros membros | Beatriz de Oliveira Lima, Thamiris Calegari Rodrigues, Wenderson Flávio Paschoal Valverde |
| Título | Brincadeiras com Luz no Espaço como ação extensionista |
| Resumo | Destinada ao público infantil, a ação extensionista em tela articula-se à pesquisa de Iniciação Científica "Brincadeiras com Luz no Espaço: Iluminação Cênica para Crianças" em desenvolvimento junto à docentes, mestrandas, graduando do Curso de Dança e servidores que atuam junto à área de Iluminação e Arte da UFV. Com o objetivo de rodiziar por diferentes espaços de extensão para difundir a linguagem da Iluminação - bem como provocar o interesse por essa área do conhecimento, apresentamos aqui a experiência realizada junto ao Centro de Referência da Assistência Social do município de Paula Cândido. Trata-se do conjunto de seis atividades interligadas idealizadas para favorecer que os participantes explorem as linguagens do Teatro de Sombras, da História da Iluminação Cênica e de breves experimentos com luz para a cena de forma lúdica e criativa. A intenção foi viabilizar a apropriação do conhecimento, por meio das vivências com ênfase na composição e estrutura da visualidade cênica, desenvolvendo sua produção, possibilidades, cores, iluminação como itens da linguagem cênica para que o indivíduo tenha consciência dos procedimentos, técnicas e códigos a fim de que adquira repertório para sua fruição. Nesse sentido, foram realizadas apresentações cênicas pelo palhaço Farrapo e pela representação da História do Teatro de Sombras, às quais estiveram associadas às atividades práticas de contextualização da história da iluminação e de jogos lúdicos e dramáticos em diálogo com o movimento expressivo, estimulando a percepção artística e a integração da linguagem corporal à ludicidade. Em nossa avaliação, o projeto reflete bem o papel e a atuação da universidade nas comunidades como projeto de extensão. Ancorado na pedagogia das artes e com foco na linguagem da Iluminação cênica, buscou-se ferramentas para atuação nesse contexto pedagógico, e encarar o desafio de levar conhecimentos técnicos sobre visualidades da cena com recorte sobre a linguagem da iluminação cênica para as crianças atendidas pelo Centro de Referência de Ação Social. Durante o processo o projeto e a ações foram sendo repensadas e formatadas, propondo atividades de fruição, experimentações cênicas, jogos e brincadeiras com luz e sombras, que mostrou seu potencial através de um processo lúdico de aprendizado, uma proposta instigante e pioneira, de grande contribuição técnica, artística e pedagógica. |
| Palavras-chave | Desenho Teatral, Iluminação, Visualidade da Cena |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
|---|