“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17373

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor ROSANA APARECIDA PIMENTA
Orientador MARCOS ANTONIO DOS SANTOS FERNANDES
Outros membros Beatriz de Oliveira Lima, Thamiris Calegari Rodrigues, Wenderson Flávio Paschoal Valverde
Título Brincadeiras com Luz no Espaço como ação extensionista
Resumo Destinada ao público infantil, a ação extensionista em tela articula-se à pesquisa de Iniciação Científica "Brincadeiras com Luz no Espaço: Iluminação Cênica para Crianças" em desenvolvimento junto à docentes, mestrandas, graduando do Curso de Dança e servidores que atuam junto à área de Iluminação e Arte da UFV. Com o objetivo de rodiziar por diferentes espaços de extensão para difundir a linguagem da Iluminação - bem como provocar o interesse por essa área do conhecimento, apresentamos aqui a experiência realizada junto ao Centro de Referência da Assistência Social do município de Paula Cândido. Trata-se do conjunto de seis atividades interligadas idealizadas para favorecer que os participantes explorem as linguagens do Teatro de Sombras, da História da Iluminação Cênica e de breves experimentos com luz para a cena de forma lúdica e criativa.
A intenção foi viabilizar a apropriação do conhecimento, por meio das vivências com ênfase na composição e estrutura da visualidade cênica, desenvolvendo sua produção, possibilidades, cores, iluminação como itens da linguagem cênica para que o indivíduo tenha consciência dos procedimentos, técnicas e códigos a fim de que adquira repertório para sua fruição. Nesse sentido, foram realizadas apresentações cênicas pelo palhaço Farrapo e pela representação da História do Teatro de Sombras, às quais estiveram associadas às atividades práticas de contextualização da história da iluminação e de jogos lúdicos e dramáticos em diálogo com o movimento expressivo, estimulando a percepção artística e a integração da linguagem corporal à ludicidade.
Em nossa avaliação, o projeto reflete bem o papel e a atuação da universidade nas comunidades como projeto de extensão. Ancorado na pedagogia das artes e com foco na linguagem da Iluminação cênica, buscou-se ferramentas para atuação nesse contexto pedagógico, e encarar o desafio de levar conhecimentos técnicos sobre visualidades da cena com recorte sobre a linguagem da iluminação cênica para as crianças atendidas pelo Centro de Referência de Ação Social. Durante o processo o projeto e a ações foram sendo repensadas e formatadas, propondo atividades de fruição, experimentações cênicas, jogos e brincadeiras com luz e sombras, que mostrou seu potencial através de um processo lúdico de aprendizado, uma proposta instigante e pioneira, de grande contribuição técnica, artística e pedagógica.
Palavras-chave Desenho Teatral, Iluminação, Visualidade da Cena
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.