Resumo |
O projeto prevê ações nas comunidades rurais de Minas Gerais, com foco em diagnosticar e sistematizar a relação cultura popular, agroecologia e educação do campo. Também pretende criar espaços de socialização de conhecimentos entre agricultores familiares, educadores e estudantes das escolas do campo e os mestres da cultura popular da região, juntamente com professores e estudantes da UFV. Em relação a esses últimos, a expectativa é que o trabalho com as comunidades e suas lideranças, consiga influenciar e ressignificar o conhecimento produzido pela universidade, sua função social e inclusive o rumo das pesquisas e ações extensionistas. Tem como objetivo diagnosticar e impulsionar a relação entre as festas populares, agroecologia e educação do campo no polo agroecológico da zona da mata mineira. Temos 3 linhas de ações, neste caso apresentamos a linha de ação desenvolvida cuja finalidade é Sistematizar a experiência da EFA Paulo Freire em sua trajetória de vinculação da educação do campo com a cultura popular com o objetivo específico de gerar um produto final da sistematização de experiência da EFA Paulo Freire, como um portfólio ou memorial ilustrado pois com a sistematização da experiência da EFA Paulo Freire. também é esperado maior reconhecimento da escola perante os jovens, suas famílias e a sociedade de Acaiaca-MG e região ressaltando que a EFA Paulo Freire, localizada em Acaiaca-MG, tem a proposta educativa construída em forte ligação com a cultura popular da região. Nesta escola acontecem dois eventos anuais: A Festa da Terra e o Encontro de Folias e Congadas. Esses eventos trazem a força da cultura popular para o cotidiano escolar, fortalecem a identidade camponesa e a valorizam a cultura popular pela juventude da região. Até o presente momento foram dados os seguintes passos: planejamento a nível de equipe de projeto, apresentação da proposta para a coordenação da EFA Paulo Freire; estudos preliminares do referencial teórico da Sistematização de Experiências; colheita de informações preliminares como calendário de reuniões da associação e levantamento dos possíveis informantes e o planejamento da primeira oficina de sistematização da história da EFA Paulo Freire, criação de metodologias para a colheita de informações e registro da sistematização. Este projeto de extensão junto a escola tem revelado uma experiência promissora, que acumula muitas conquistas, mas ao mesmo tempo necessita que seus principais sujeitos sejam valorizados e que sua trajetória seja sistematizada e apresentada para estudantes, corpo docente e comunidade. |