“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17336

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Larissa de Oliveira Gomes
Orientador THAIANA OLIVEIRA DIAS
Título ¿Qué Sabes Tú?: Folheto Informativo sobre a Língua Espanhola
Resumo O presente projeto de ensino que está em andamento no Colégio de Aplicação CAp-COLUNI da Universidade Federal de Viçosa (UFV) consiste em promover o estudo da Língua Espanhola por parte dos estudantes, difundindo a diversidade cultural, linguística e social do idioma, proporcionando também a valorização do Espanhol, aproximando os estudantes com a identidade Latino-Americana. O trabalho consiste, então, na criação e envio de folhetos informativos intitulados "¿Qué Sabes Tú?" que abordam temas diversos e que são enviados quinzenalmente através do portal Moodle, utilizado pela UFV. O mapeamento das temáticas a serem trabalhadas nos folhetos emergiram dos próprios estudantes e do contexto escolar, a medida que os alunos escreveram cartas anônimas para a professora regente da turma, manifestando suas dificuldades e interesses com relação ao Espanhol. Por este motivo, é importante ressaltar que este trabalho está sendo desenvolvido pela atual Prof. substituta de Espanhol do CAp-COLUNI conjuntamente com a Monitora Voluntária nível I. Os principais objetivos do projeto, portanto, são: utilizar as tecnologias digitais para a ampliação dos conhecimentos discentes, incentivar a percepção da identidade Latino-Americana, auxiliar o desenvolvimento autônomo por parte dos estudantes com relação à Língua Espanhola, evidenciar conhecimentos linguísticos, culturais e sociais que podem ser estudados a partir e através do Espanhol, movimentar uma maior valorização da Língua Espanhola em uma escola da rede pública brasileira e contribuir para a formação inicial da professora-monitora em formação do curso de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Deste modo, torna-se importante mencionar que se adota, aqui, uma perspectiva decolonial (CADILHE; LEROY, 2020) e suleadora (JÚNIOR, 2022), visto que a intenção do projeto é também promover uma maior valorização e conhecimento no que diz respeito ao Sul do mundo, questionando as relações de poder existentes na sociedade e a frequente valorização ao norte. Ademais, apoia-se nas bases teóricas de Freire (2008), visto que se tem a intenção de oferecer uma maior autonomia por parte dos estudantes e também em autoras como Goenechea (2008) e Paraquett (2014) que trabalham com o conceito de “interculturalidade”, levando-se em consideração que nos conhecemos mais quando entramos em contato com outras culturas. Por fim, conclui-se que os resultados esperados estão diretamente relacionados com o aporte teórico utilizado no trabalho: desenvolvimento autônomo na língua em questão, acesso a conhecimentos do Sul e à temáticas linguístico, cultural e socialmente relevantes.
Palavras-chave Espanhol, Valorização, Identidade
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.