Resumo |
Introdução: Este trabalho, está baseado em resultados de uma pesquisa que está sendo desenvolvida junto ao programa de Mestrado Profissional em Educação Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Viçosa-MG. A motivação para o trabalho é buscar investigar as realidades dos professores de Matemática, da Educação Básica, no que diz respeito às práticas docentes remotas e/ou híbridas durante a pandemia do SARS-COV-2 (COVID 19). Objetivos: A pesquisa tem como objetivo descrever as narrativas dos docentes de matemática, quanto as práticas educativas mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), aplicadas na educação remota e/ou híbrida. Como desdobramentos temos os objetivos específicos: Analisar a trajetória profissional dos professores; identificar as práticas educativas na educação remota mediada pelas TDIC; criar e organizar um repositório colaborativo com trechos das narrativas; e propor atividades que façam o uso das TDICs inspiradas nas narrativas. Metodologia: este trabalho identifica-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa. A pesquisa está sendo realizada nas escolas públicas estaduais dos municípios pertencentes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ponte Nova – MG. Os participantes do estudo são os professores de Matemática, da Educação Básica de ensino e que atuaram com a educação remota e/ou híbrida durante os anos de 2020 e 2021. Primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico buscando compreender os conceitos, sentidos e significados do uso das TDICs no contexto escolar. Diante disso o trabalho está baseando em estudos na Educação Matemática, tendo como alicerce, as cinco fases das Tecnologias Digitais. A quinta fase, atual, apresenta-se como uma resposta às demandas impostas pela pandemia da covid-19, reafirmando o protagonismo do vídeo digital e a necessidade de lançarmos novos olhares para os enlaces entre as tendências em Educação Matemática. As coletas de dados estão sendo realizadas de forma online, através de um caderno/diário de campo para anotações, questionário semiestruturado e entrevistas. O questionário semiestruturado online foi disponibilizado no formato eletrônico, por e-mail, contendo questões sobre identificação sociodemográfica dos sujeitos, local de trabalho, tempo de formação, tempo de atuação na educação básica e questões voltadas para o período remoto e/ou híbrido. Resultados: Dentre os resultados parciais, destacamos a aplicação do questionário, que já foi realizada e a tabulação dos dados no Microsoft Excel, fase atual em que se encontra a pesquisa. Conclusões: Acreditamos que a pesquisa em desenvolvimento será de grande relevância para o campo da Educação Matemática, pois colocará em evidência ações que foram mobilizadas pelos professores de Matemática durante a pandemia, assim como, também, explicitará os impactos, possibilidades, limites e desafios impostos pelo ensino remoto e/ou híbrido para o ensino e aprendizagem de Matemática. |