Resumo |
A Associação de Palavras (AP) permite avaliar percepções, expectativas e anseios que podem afetar o comportamento do consumidor. Já a Nuvem de Palavras (NP) permite a representação visual hierarquizada da frequência e do valor das palavras de dados textuais. Contudo, o uso de NP na avaliação dos resultados da AP quase não é verificado na área de alimentos. Com a disseminação do flexitarianismo, vegetarianismo e veganismo, é importante a avaliação da percepção dos consumidores sobre novos produtos alternativos aos produtos cárneos. Assim, o objetivo desse trabalho foi utilizar a NP para avaliar os resultados da AP em pesquisas de mercado com consumidores de hambúrguer bovino e produtos alternativos com vegetais, comparando as conclusões com aquelas obtidas pelas técnicas convencionais dos artigos originais. As NP foram obtidas no site Wordclouds.com a partir de bancos de dados de AP de artigos da literatura, contendo categorias (palavras/expressões que representam termos similares) e suas frequências (%) em relação à hambúrguer, hambúrguer em bandeja, hambúrguer em embalagem plástica, com adição de soja, com substituição parcial (50%) e/ou total da carne por cogumelos, soja ou seitan. Em seguida, NP do hambúrguer e NP dos produtos alternativos com vegetais ou cogumelos foram obtidas a partir de bancos de dados criados com as informações de AP desses alimentos, contendo, respectivamente, 51 categorias e 2.168 citações, e 48 categorias e 2.255 citações. A interpretação consistiu na observação das palavras/expressões que mais se destacaram nas nuvens, o que indica as categorias mais citadas. Na NP dos hambúrgueres bovinos agrupados, os termos mais associados foram gostoso, carne, gorduroso, processado, animal e fome, estando relacionado a características de produtos cárneos, desejo de consumo e apreciação. Em relação às alternativas ao hambúrguer: o produto com cogumelos foi mais associado aos termos diferente, gostoso, saboroso, saudável e vegetariano, sendo relacionado com uma alimentação alternativa e apreciada; o hambúrguer de soja foi mais associado aos termos saudável, vegetariano, vegetal, processado, gostoso e ecológico, sendo relacionado com impacto ambiental e estilo de vida; e o hambúrguer de seitan foi mais associado aos termos ecológico, saudável, vegetariano, vegetal e gostoso, sendo muito semelhante ao anterior. Na NP dos produtos alternativos agrupados, os termos mais associados foram saudável, vegetariano, vegetal, ecológico e gostoso, indicando que há coerência de percepção entre todos eles, os quais estão relacionados com sustentabilidade, saudabilidade e apreciação, mesmo quando há a ausência de carne no produto. A NP proporcionou um entendimento visual dos resultados da AP com conclusões semelhantes àquelas dos artigos originais, facilitando a compreensão das expectativas do consumidor, dos fatores que influenciam suas escolhas e dos aspectos determinantes da aceitação de hambúrguer bovino e produtos alternativos com vegetais. |