“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17259

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Zootecnia
Setor Departamento de Zootecnia
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Tiago Tolêdo Bittencourt e Alves
Orientador YAME FABRES ROBAINA SANCLER DA SILVA
Outros membros Amanda Lorena Braga, Carolina Silveira Fontes, Cristian Silva Teixeira, Estefany Cristine Silva Martins, Luiza Vitarelli Kladt, Marcela Souza e Freitas, Marina Ribeiro Goulart, Vitoria Aparecida Pereira Dias
Título Projeto Equitação para todos
Resumo O Projeto de extensão “Equitação Para Todos” está vinculado a Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão em Equideocultura do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa, e possui o objetivo de promover maior interação entre a UFV com a sociedade Viçosense por meio da pratica da equitação como atividade esportiva, de lazer e recreação. Dessa forma, visa promover melhor bem-estar físico e mental dos participantes do projeto (alunos equitadores, estagiários, professores, funcionários e animais). Assim, o projeto foi criado e divulgado em diversos meios de comunicação para conhecimento e inscrição dos interessados. Ao todo, 28 alunos se inscreveram, foram separados em 5 turmas por idade, sem distinção de gênero. Na primeira aula, os alunos tiveram o conhecimento sobre o comportamento dos equídeos, forma de abordá-los e os principais equipamentos utilizados na equitação. Nas aulas sequenciais abordou-se o uso das ajudas e a postura correta do cavaleiro, e assim, alunos iniciaram as aulas montando os animais a passo, na marcha e galope. Além disso diferentes atividades e percursos foram abordados, notando-se grande evolução de todos os participantes. Foram utilizados 6 equinos da raça Mangalarga Marchador, proporcionando aos alunos a oportunidade de montar em todos os animais, identificar o comportamento e ter experiência em diferentes níveis de dificuldade de condução. Todas aulas foram monitoradas pelo instrutor e bolsista do projeto, além do apoio de 16 estagiários. As aulas foram ministradas primeiramente na pista da UEPE-Equideocultura, permitindo maior concentração e segurança dos alunos. Posteriormente, as aulas foram estendidas para estradas do Campus da UFV, em meio a natureza. Além disso, as aulas incluíram práticas de maneabilidade e o uso de figuras, como: baliza, pente, salto, onde os alunos puderam refinar suas ajudas para melhorar o domínio e controle dos animais. Para verificar a relevância e os resultados obtidos com o presente projeto, foi aplicado um questionário com diversas perguntas aos participantes. Os resultados obtidos demonstraram que 83% dos alunos nunca haviam participado de projetos de interação entre a UFV e sociedade; 100% consideraram relevante a idealização do projeto e adequada a metodologia aplicada; 94% consideraram que a prática da equitação promoveu maior concentração, disposição, condicionamento físico e postura; 88% consideraram que evoluíram a prática da equitação ao longo das aulas; 83% melhoraram o humor, se sentiram mais felizes e melhoraram relações interpessoais; 77% consideraram que a equitação promoveu melhoria em atividades cognitivas; 72% relataram que o projeto promoveu redução de estresse e aumento de autoconfiança; 61% apresentaram melhoria na qualidade do sono e aumento de desempenho no emprego e escola/faculdade. Com isso, concluímos que o projeto foi relevante e alcançou todos objetivos esperados, uma vez que promoveu incremento da qualidade de vida de seus participantes.
Palavras-chave Cavalos, Aulas, Sociedade
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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