Outros membros |
Amanda Lorena Braga, Carolina Silveira Fontes, Cristian Silva Teixeira, Estefany Cristine Silva Martins, Luiza Vitarelli Kladt, Marcela Souza e Freitas, Marina Ribeiro Goulart, Vitoria Aparecida Pereira Dias |
Resumo |
O Projeto de extensão “Equitação Para Todos” está vinculado a Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão em Equideocultura do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa, e possui o objetivo de promover maior interação entre a UFV com a sociedade Viçosense por meio da pratica da equitação como atividade esportiva, de lazer e recreação. Dessa forma, visa promover melhor bem-estar físico e mental dos participantes do projeto (alunos equitadores, estagiários, professores, funcionários e animais). Assim, o projeto foi criado e divulgado em diversos meios de comunicação para conhecimento e inscrição dos interessados. Ao todo, 28 alunos se inscreveram, foram separados em 5 turmas por idade, sem distinção de gênero. Na primeira aula, os alunos tiveram o conhecimento sobre o comportamento dos equídeos, forma de abordá-los e os principais equipamentos utilizados na equitação. Nas aulas sequenciais abordou-se o uso das ajudas e a postura correta do cavaleiro, e assim, alunos iniciaram as aulas montando os animais a passo, na marcha e galope. Além disso diferentes atividades e percursos foram abordados, notando-se grande evolução de todos os participantes. Foram utilizados 6 equinos da raça Mangalarga Marchador, proporcionando aos alunos a oportunidade de montar em todos os animais, identificar o comportamento e ter experiência em diferentes níveis de dificuldade de condução. Todas aulas foram monitoradas pelo instrutor e bolsista do projeto, além do apoio de 16 estagiários. As aulas foram ministradas primeiramente na pista da UEPE-Equideocultura, permitindo maior concentração e segurança dos alunos. Posteriormente, as aulas foram estendidas para estradas do Campus da UFV, em meio a natureza. Além disso, as aulas incluíram práticas de maneabilidade e o uso de figuras, como: baliza, pente, salto, onde os alunos puderam refinar suas ajudas para melhorar o domínio e controle dos animais. Para verificar a relevância e os resultados obtidos com o presente projeto, foi aplicado um questionário com diversas perguntas aos participantes. Os resultados obtidos demonstraram que 83% dos alunos nunca haviam participado de projetos de interação entre a UFV e sociedade; 100% consideraram relevante a idealização do projeto e adequada a metodologia aplicada; 94% consideraram que a prática da equitação promoveu maior concentração, disposição, condicionamento físico e postura; 88% consideraram que evoluíram a prática da equitação ao longo das aulas; 83% melhoraram o humor, se sentiram mais felizes e melhoraram relações interpessoais; 77% consideraram que a equitação promoveu melhoria em atividades cognitivas; 72% relataram que o projeto promoveu redução de estresse e aumento de autoconfiança; 61% apresentaram melhoria na qualidade do sono e aumento de desempenho no emprego e escola/faculdade. Com isso, concluímos que o projeto foi relevante e alcançou todos objetivos esperados, uma vez que promoveu incremento da qualidade de vida de seus participantes. |