Resumo |
O presente resumo contém informações acerca do Programa Segundo Tempo (PST), iniciativa do Governo Federal que possui duas modalidades na Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Padrão e o Universitário, sendo realizado pela Divisão de Esporte e Saúde (DLZ), financiado pelo ministério da Cidadania. O PST Padrão é destinado a crianças e adolescentes da comunidade viçosense, com idades entre 6 e 17 anos e ambos os sexos. Outrossim, tal projeto visa a democratização do acesso à prática e à cultura do esporte por meio de práticas corporais educacionais, com o intuito de promover a formação integral, a melhoria da qualidade de vida e cidadania dos alunos contemplados. O projeto dá prioridade àqueles que se encontram em áreas e situações de vulnerabilidade social e, preferencialmente, matriculados na rede pública de ensino. A modalidade de Futebol Society oferecida pelo PST tem como objetivo a vivência da modalidade, promovendo a interação, motivação e lazer recreativo das crianças e adolescentes, através das metodologias de ensino aplicadas, desenvolvendo características corporais, como habilidades motoras, percepção de espaço e refinamento dos movimentos já conhecidos, e o entendimento prático e técnico da modalidade. Deste modo, buscamos melhorar a saúde qualidade de vida dos praticantes de forma ativa, não somente a saúde física como mental dos praticantes, e contribuindo para que a população efetive o seu direito constitucional ao lazer. As aulas, que tiveram início no dia 27 de abril e são ministradas duas vezes por semana com um tempo de 1h e 30min cada uma, são ministradas e elaboradas dissociando as características, princípios técnicos e táticos, regras e fundamentos básicos da modalidade, por meio de práticas elaboradas, circuitos, brincadeiras e jogos. Ademais, a coletividade, companheirismo, respeito e comunicação também são fatores trabalhados em todas as atividades aplicadas. Para acompanhar o desenvolvimento geral dos alunos, além da observação da prática e participação nas atividades, os alunos sempre são questionados quanto às suas dificuldades, tanto individuais como coletivas, a fim de buscarmos sempre melhorar sua vivência dentro das aulas e da modalidade, influenciando uma mudança na vida fora do projeto. O projeto, que está em andamento, vem apresentando bons resultados. É notório a evolução das crianças e adolescentes tanto física (condicionamento, melhora das habilidades motoras, domínio dos fundamentos) quanto não-física (comunicação com os demais alunos, percepção de espaço e de jogo, tomada de decisão, confiança na prática das atividades). Em suma, a prática das atividades esportivas é essencial para manter uma vida saudável e equilibrada, tanto fisicamente quanto mentalmente. Deste modo, as práticas esportivas para crianças e jovens, trazem além da sensação de bem-estar, que melhora a produtividade e a qualidade de vida nos aspectos em geral, o bom desenvolvimento físico e a formação de bons cidadãos. |