Resumo |
O Sistema Único de Saúde (SUS) induz uma reviravolta ética nas práticas em saúde buscando superar o modelo médico hegemônico e de sua abordagem centrada nas dimensões biológicas do ser humano. Com o SUS, o cuidado é entendido como aquele capaz de alcançar o ser humano em sua complexidade, incluído aspectos subjetivos, psicológicos, sociais, culturais além dos biológicos. Nesse sentido, a dimensão espiritual ganha especial importância no cuidado em saúde de modo que os processos formativos precisam desenvolver competências, habilidades e atitudes nesse campo do conhecimento. A partir disso, objetiva-se refletir, por meio de revisão narrativa, a respeito da importância da abordagem sobre espiritualidade no processo de formação em Enfermagem. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura baseada em análises de artigos científicos que discorrem acerca da associação entre os descritores “Educação em Enfermagem” e “Espiritualidade” e “Integralidade em Saúde” na base de dados Google Acadêmico disponíveis na íntegra, gratuitamente e publicados. A espiritualidade representa uma das esferas que constitui o ser, juntamente com os aspectos biológicos, sociais e psicológicos. Ela expressa os valores, crenças e filosofias de vida que o indivíduo carrega consigo e está intimamente ligada ao bem estar. O conceito ampliado de saúde tem em consideração o indivíduo em sua totalidade, abrangendo, portanto, a espiritualidade como fator essencial no processo saúde e doença. Nesse sentido, a prática de enfermagem quando contempla a dimensão da espiritualidade na assistência, a torna mais adequada e coerente com a visão de integração entre corpo, mente e espírito. Porém, a relevância da espiritualidade na prática da enfermagem, parece ainda não ser reconhecida pela maioria dos profissionais da área, dado que poucos deles a levam em conta no momento de prestar assistência ao indivíduo. Dessa forma, a abordagem do assunto durante a formação profissional pode ser uma alternativa para superar esse impasse, visto que ao levar o graduando a pensar e investigar sobre o que é espiritualidade e as formas como ela pode impactar o bem estar de um ser humano se contribui para que eles consigam visualizar a aplicabilidade da espiritualidade na prática clínica. Além disso, utiliza-se da observação do diagnóstico de angústia espiritual, definido pela North American Nursing Diagnosis Association, expondo sua real aplicabilidade na prática da profissão. Por meio da análise das literaturas, compreendeu-se a intrínseca relevância do ensino sobre espiritualidade durante a graduação de enfermeiros, como forma de preparo desses profissionais para uma atuação voltada às três dimensões integradas do ser humano. Ainda, a presente revisão tornou possível o entendimento de conceitos chave relacionados à temática da espiritualidade e sua influência no processo saúde- doença. |