“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17215

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Leonardo Lopes Coelho
Orientador JUCELIA MARIA LOPES MAIA ROBERTO
Outros membros ADRIANA FERREIRA DE FARIA, Andressa Caroline De Battisti, FRANCYLARA MIRANDA DE CASTRO, Pablo César Vieira Motta
Título Padronização da Identidade Visual do tecnoPARQ/UFV
Resumo Ao elaborar uma produção gráfica, é inerente ao designer o uso dos conhecimentos adquiridos através de referências absorvidas no decorrer da vida, em sua criação. Uma identidade visual bem estruturada é uma estratégia essencial para a marca, isso porque ela leva ao reconhecimento e ao valor da mesma. Em um ambiente com significativa rotatividade de profissionais, como ocorre no Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ/UFV), é comum que, com a mudança do profissional responsável, essa identidade seja alterada, pois sua construção é feita a partir de outras experiências e conhecimentos, ainda que com um mesmo propósito. Tal rotatividade ocorre devido o parque estar imerso em um ambiente de inovação e possuir contato direto com o surgimento de novas empresas, além de ser pertencente de um mercado aquecido. Este trabalho teve como objetivo criar e padronizar uma nova identidade visual da marca do tecnoPARQ/UFV. Para isso, algumas mudanças nos padrões de criação das peças gráficas e templates foram aplicadas. Dessa forma, o público será capaz de fazer uma associação que não dependa exclusivamente da logomarca do parque, mas também das cores, fontes e estilos adotados na sua criação e que compõem a identidade visual da empresa. Em termos metodológicos, o primeiro passo para a criação dessa nova identidade visual foi a escolha da “tecnologia” como mensagem a ser transmitida a partir das novas artes. Para tanto, foram realizadas buscas por referências, a partir do tema e do estudo das tendências atuais de design. Assim, o neon e a estética cyberpunk foram as escolhas que marcariam as futuras artes. Tais escolhas afetaram também a aplicação das cores, uma vez que as artes que eram em sua maioria claras, ganham um fundo escuro a ser iluminado por essas novas fontes de luz que, usadas pontualmente, dão mais destaque à informação a ser passada. Além disso, mantiveram-se alguns padrões, como formas circulares e a paleta de cores. Em seguida, foram feitos templates para as artes de uso recorrente, bem como para que possam ser seguidos como referência na elaboração de artes futuras. Como resultado dessas ações, as divulgações do tecnoPARQ/UFV passaram a funcionar como uma unidade, que infere uma mensagem de ambiente tecnológico e mantém uma padronização que poderá ser seguida e replicada por qualquer profissional que ocupar o cargo no setor de comunicação e marketing, bastando para o novo designer apenas a adaptação de modelos já prontos para a criação de novas peças publicitárias.
Palavras-chave design, marketing, identidade visual
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,72 segundos.