“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17209

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daiane Cenachi Barcelos
Orientador VALTER MACHADO DA FONSECA
Título Contribuições dos temas geradores na formação de educadores(as) na licenciatura em educação do campo – ciências da natureza da ufv
Resumo Apresenta-se o projeto de mestrado a ser desenvolvido com estudantes, egressos(as) e docentes da Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (Licena) da UFV. A Licena tem como intuito formar educadores(as) amparados em suas realidades e em conteúdos curriculares. Valendo-se da Alternância, articula tempos e espaços formativos, isto é, o(a) estudante permanece um período em ambiente acadêmico (Tempo Universidade) e um período em seu território (Tempo Comunidade) onde, desenvolve diversas atividades com suas comunidades/famílias. Dentre estas estratégias destaca-se, o Projeto de Estudo Temático (PET) realizado ao longo dos dois primeiros anos, em quatro períodos e quatro roteiros diferentes. Os roteiros são organizados seguindo o Fluxo Pedagógico da Licena, em que, para cada ano letivo há um Eixo Temático e para cada período há um Tema Articulador. A partir disso, os(as) docentes, ao receberem os roteiros resolvidos, coletam e organizam os Temas Geradores emergidos das realidades dos(as) estudantes buscando articulações com os conteúdos curriculares, oportunizando um ensino contextualizado, fazendo com o(a) estudante comece a se posicionar criticamente frente sua realidade, podendo atuar na melhoria da qualidade de vida coletiva. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel dos Temas Geradores na formação de educadores(as) do campo e os desafios implicados na construção de processos formativos transformadores. Por meio do levantamento de concepções de Temas Geradores na Licena, bem como, análises dos processos de coleta, de identificação, de sistematização e organização do trabalho pedagógico dos mesmos. Prevê-se sua realização em quatro etapas guiadas pela Sistematização de Experiência, referencial teórico-metodológico que preza pela realização de trabalhos em coletivos. A primeira etapa será levantamentos bibliográficos e revisão de literatura, caminhando para a segunda etapa, no qual, serão analisados alguns roteiros do PET com a perspectiva de entender os modos de organização e construção dos roteiros, elencando categorias e classificações que contribuirão com a terceira etapa da pesquisa, onde, serão realizados encontros com estudantes e docentes da Licena, para que, possamos juntos reconstruir o processo vivido com o PET e o trabalho pedagógico com os Temas Geradores. Como os(as) egressos(as) se encontram em distintas localidades, suas participações serão por meio de formulários online. Posteriormente os dados, serão rigorosamente organizados, sistematizados e analisados formando-se as conclusões, indo à quarta etapa da pesquisa que é elaboração da dissertação e divulgação dos resultados para os(as) colaboradores(as) na Licena. Espera-se que esta pesquisa, destaque a importância da formação contextualizada de educadores(as) do campo, bem como, os reflexos deste processo formativo em suas práticas docentes, produzindo conhecimentos a partir das realidades, potencializando assim, a educação e a produção científica.
Palavras-chave Formação de educadores, educação do campo, temas geradores
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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