Resumo |
Apresenta-se o projeto de mestrado a ser desenvolvido com estudantes, egressos(as) e docentes da Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (Licena) da UFV. A Licena tem como intuito formar educadores(as) amparados em suas realidades e em conteúdos curriculares. Valendo-se da Alternância, articula tempos e espaços formativos, isto é, o(a) estudante permanece um período em ambiente acadêmico (Tempo Universidade) e um período em seu território (Tempo Comunidade) onde, desenvolve diversas atividades com suas comunidades/famílias. Dentre estas estratégias destaca-se, o Projeto de Estudo Temático (PET) realizado ao longo dos dois primeiros anos, em quatro períodos e quatro roteiros diferentes. Os roteiros são organizados seguindo o Fluxo Pedagógico da Licena, em que, para cada ano letivo há um Eixo Temático e para cada período há um Tema Articulador. A partir disso, os(as) docentes, ao receberem os roteiros resolvidos, coletam e organizam os Temas Geradores emergidos das realidades dos(as) estudantes buscando articulações com os conteúdos curriculares, oportunizando um ensino contextualizado, fazendo com o(a) estudante comece a se posicionar criticamente frente sua realidade, podendo atuar na melhoria da qualidade de vida coletiva. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel dos Temas Geradores na formação de educadores(as) do campo e os desafios implicados na construção de processos formativos transformadores. Por meio do levantamento de concepções de Temas Geradores na Licena, bem como, análises dos processos de coleta, de identificação, de sistematização e organização do trabalho pedagógico dos mesmos. Prevê-se sua realização em quatro etapas guiadas pela Sistematização de Experiência, referencial teórico-metodológico que preza pela realização de trabalhos em coletivos. A primeira etapa será levantamentos bibliográficos e revisão de literatura, caminhando para a segunda etapa, no qual, serão analisados alguns roteiros do PET com a perspectiva de entender os modos de organização e construção dos roteiros, elencando categorias e classificações que contribuirão com a terceira etapa da pesquisa, onde, serão realizados encontros com estudantes e docentes da Licena, para que, possamos juntos reconstruir o processo vivido com o PET e o trabalho pedagógico com os Temas Geradores. Como os(as) egressos(as) se encontram em distintas localidades, suas participações serão por meio de formulários online. Posteriormente os dados, serão rigorosamente organizados, sistematizados e analisados formando-se as conclusões, indo à quarta etapa da pesquisa que é elaboração da dissertação e divulgação dos resultados para os(as) colaboradores(as) na Licena. Espera-se que esta pesquisa, destaque a importância da formação contextualizada de educadores(as) do campo, bem como, os reflexos deste processo formativo em suas práticas docentes, produzindo conhecimentos a partir das realidades, potencializando assim, a educação e a produção científica. |