“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17196

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Izabel Bressanini Monteiro
Orientador BETHANIA MEDEIROS GEREMIAS
Título Concepções de contextualização no ensino de ciências na educação cts e educação do campo
Resumo Nesse trabalho, socializamos resultados preliminares de uma pesquisa de mestrado em andamento. Ao discutir a área de ensino de ciências nos deparamos com diversas questões que devem ser observadas quando se deseja a aprendizagem integral aos estudantes, a formação cidadã e a transformação da realidade. A educação do campo e a educação CTS possuem princípios em comum ao buscarem principalmente pensar a formação para além das paredes das salas de aulas, abrangendo conhecimentos de diversos aspectos que permeiam a sociedade, como os sociais, econômicos, ambientais, políticos. Ao compreender essa interrelação entre esses aspectos, é necessária a compreensão e construção de conhecimentos de forma contextualizada, que finalmente reflita em ações que contribuam para soluções de problemáticas da realidade. A Educação do Campo nasce em um contexto de muitos conflitos no campo brasileiro, cujo marco se deu na I Conferência Nacional: Por uma Educação do Campo, realizada na cidade de Luziânia, Goiás, no ano de 1998. A Educação do Campo é construída com o intuito de romper o paradigma de que os territórios campesinos apenas se resumem à produção agrícola, ou seja, ao modelo da Educação Rural. Assim, nesta pesquisa pretendemos enfatizar que a Educação do Campo reconhece e valoriza os seus sujeitos como protagonistas no âmbito educacional, social, econômico, político e cultural. A educação CTS surge por volta da década de 1970 buscando discutir principalmente questões que buscavam a formação do cidadão em ciência e tecnologia. No entanto, nesse trabalho identificamos e discutimos as diversas concepções de contextualização na Educação do Campo e na Educação CTS, com foco no ensino de ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, construída a partir de um estudo de revisão, dividido em dois momentos. Inicialmente, fizemos um mapeamento de trabalhos que discutiram a temática. O corpus a ser analisado foi selecionado de acordo com os critérios: i) artigos publicados em periódicos entre os anos de 2007 a 2020, e ii) que possuíssem nos títulos, palavras-chave ou resumo os seguintes descritores: Contextualização “e” Educação CTS; Contextualização “e” Educação do Campo; Contextualização e Cotidiano; Educação do Campo “e” Cotidiano “e” Estudo da Realidade; Contextualização e Cotidiano. De acordo com as análises realizadas até o presente momento, identificamos que as concepções alinhadas à Educação do Campo e da Educação CTS estão muito relacionadas, dado que os dois campos discutem inúmeras possibilidades para a formação integral dos sujeitos no ensino de ciências, buscando sempre aspectos que possam contribuir para a resolução de problemas e a transformação social. Quanto às principais concepções de contextualização presentes nos artigos analisados, analisamos que estas se concentram e duas perspectivas gerais: como possiblidade de ensino aprendizagem para além do currículo e como princípio pedagógico – Sentido social da aprendizagem.
Palavras-chave Contextualização, Educação do Campo, Educação CTS.
Forma de apresentação..... Painel
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