Resumo |
Nesse trabalho, socializamos resultados preliminares de uma pesquisa de mestrado em andamento. Ao discutir a área de ensino de ciências nos deparamos com diversas questões que devem ser observadas quando se deseja a aprendizagem integral aos estudantes, a formação cidadã e a transformação da realidade. A educação do campo e a educação CTS possuem princípios em comum ao buscarem principalmente pensar a formação para além das paredes das salas de aulas, abrangendo conhecimentos de diversos aspectos que permeiam a sociedade, como os sociais, econômicos, ambientais, políticos. Ao compreender essa interrelação entre esses aspectos, é necessária a compreensão e construção de conhecimentos de forma contextualizada, que finalmente reflita em ações que contribuam para soluções de problemáticas da realidade. A Educação do Campo nasce em um contexto de muitos conflitos no campo brasileiro, cujo marco se deu na I Conferência Nacional: Por uma Educação do Campo, realizada na cidade de Luziânia, Goiás, no ano de 1998. A Educação do Campo é construída com o intuito de romper o paradigma de que os territórios campesinos apenas se resumem à produção agrícola, ou seja, ao modelo da Educação Rural. Assim, nesta pesquisa pretendemos enfatizar que a Educação do Campo reconhece e valoriza os seus sujeitos como protagonistas no âmbito educacional, social, econômico, político e cultural. A educação CTS surge por volta da década de 1970 buscando discutir principalmente questões que buscavam a formação do cidadão em ciência e tecnologia. No entanto, nesse trabalho identificamos e discutimos as diversas concepções de contextualização na Educação do Campo e na Educação CTS, com foco no ensino de ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, construída a partir de um estudo de revisão, dividido em dois momentos. Inicialmente, fizemos um mapeamento de trabalhos que discutiram a temática. O corpus a ser analisado foi selecionado de acordo com os critérios: i) artigos publicados em periódicos entre os anos de 2007 a 2020, e ii) que possuíssem nos títulos, palavras-chave ou resumo os seguintes descritores: Contextualização “e” Educação CTS; Contextualização “e” Educação do Campo; Contextualização e Cotidiano; Educação do Campo “e” Cotidiano “e” Estudo da Realidade; Contextualização e Cotidiano. De acordo com as análises realizadas até o presente momento, identificamos que as concepções alinhadas à Educação do Campo e da Educação CTS estão muito relacionadas, dado que os dois campos discutem inúmeras possibilidades para a formação integral dos sujeitos no ensino de ciências, buscando sempre aspectos que possam contribuir para a resolução de problemas e a transformação social. Quanto às principais concepções de contextualização presentes nos artigos analisados, analisamos que estas se concentram e duas perspectivas gerais: como possiblidade de ensino aprendizagem para além do currículo e como princípio pedagógico – Sentido social da aprendizagem. |