“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17194

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Rio Paranaíba
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Jucimara Cristina de Lelis Anunciacao
Orientador FABIO ANDRE TEIXEIRA
Outros membros Camila Aparecida Piva, Jose Lucas Silva de Oliveira, RICARDO FREITAS MARTINS DA COSTA, VICTOR HENRIQUE LANA PINTO, WALTER LUIZ DOS SANTOS JUNIOR
Título Educação Financeira: aprendendo a lidar com dinheiro.
Resumo Educação Financeira (EF) é um tema de relevância no contexto econômico. Esta sempre foi importante para os consumidores, para auxiliá-los a avaliar e gerir a sua renda, a poupar e investir, e a evitar as decisões financeiras erradas no cotidiano dos indivíduos e de suas famílias. No entanto, seu destaque nos últimos anos se deu em decorrência do desenvolvimento em relação às mudanças demográficas, econômicas e políticas. A proposta da EF é formar os jovens no que diz respeito ao planejamento, organização e a administração dos recursos monetários, seja em época de abundância ou escassez de recursos, auxiliando-os na tomada de decisões que lhes permitam poupar e investir, garantindo assim, viver com maior tranquilidade financeira, seja no presente ou no futuro. Diante disso, o projeto “Educação Financeira: aprendendo a lidar com dinheiro” tem como intuito promover atividades voltadas ao assunto, com o propósito de orientar os estudantes sobre a importância de compreender o tema e aplicá-lo em situações comuns, tornando-os consumidores mais conscientes, visando melhorar a relação que estes mantêm, e sempre manterão, com o dinheiro. Procura-se estimular os estudantes do ensino médio a levarem esse conhecimento para dentro de suas casas, atuando como multiplicadores e fazendo com que os pais fiquem mais atentos à gestão do orçamento familiar. O saber básico sobre o tópico será disseminado para os alunos do ensino médio na região do Alto Paranaíba. No ano de 2022, foram realizadas palestras introdutórias para os jovens da E.E. Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, no município de Rio Paranaíba. O projeto envolveu cerca de 120 estudantes do ensino médio, com debates e discussões sobre o tema e aplicação de um questionário estruturado de múltipla escolha, após a realização das palestras. Em uma amostra de 33 questionários identificou-se que os alunos se enquadram na faixa etária entre 16 a 19 anos de idade. Destes, cerca de 80,6% consideram de extrema importância entender sobre o assunto tratado, 74,2% acreditam que é importante gerenciar seu próprio dinheiro e 64,5% demonstraram preocupação em relação ao comprometimento de sua renda ao realizar compras, o que comprova que a maioria dos jovens que participaram do projeto têm consciência da importância de se ter entendimento sobre a educação financeira. Considera-se que o propósito de tornar os jovens capacitados a tomar melhores decisões relacionadas à sua renda, a partir dos conhecimentos sobre a temática foi parcialmente alcançado, no entendimento de que uma consciência financeira é atingida ao longo do tempo (ou senão de toda uma vida), a partir do momento em que o indivíduo começa a colocar em prática os conceitos aprendidos, incitando-os a gerar um pensamento crítico, possibilitando a sua inserção no ambiente econômico, de se autopromoverem e atingirem a estabilidade financeira.
Palavras-chave Educação Financeira, Planejamento, Orçamento Familiar
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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