Resumo |
Diante das limitações impostas pela pandemia da COVID-19 no âmbito educacional, houve a necessidade de se repensar novas metodologias para tornar as aulas remotas menos maçantes e garantir um processo de ensino e aprendizagem significativo para os estudantes. Desta forma, o presente trabalho visa expor um breve relato sobre as experiências vivenciadas ao longo do terceiro módulo do Programa Residência Pedagógica - Núcleo Geografia UFV, de modo a enfatizar as vantagens do uso de podcasts como ferramentas alternativas de ensino, empregadas no contexto de regime de estudos não presenciais. A produção dos podcasts teve como intuito, construir novas formas de trabalhar conceitos e temas da área da geografia de uma maneira inovadora, mais acessível e democrática, levando em consideração as realidades e limitações estudantis de cada estudante. Assim, foi desenvolvido um podcast como a temática Guerra Fria, servindo de conteúdo complementar para os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Alice Loureiro, localizada em Viçosa, Minas Gerais.Por se tratar de um relato de experiência se aplica como perspectiva metodológica a narrativa através da escrita dos acontecimentos vividos e descrição do planejamento e produção do podcast. Deste modo, seu desenvolvimento partiu da elaboração de um roteiro com base nos temas trabalhados em sala de aula e compatíveis com as normativas da BNCC para o primeiro ano do Ensino Médio. Posteriormente foram escolhidos os conceitos geográficos mais adequados para se trabalhar com o assunto em questão, para só então começarmos a produção e edição do podcast. A partir da produção e escolha da plataforma para inclusão e reprodução do podcast, o mesmo foi disponibilizado para os estudantes. Em seguida, foi realizada uma análise sobre a percepção dos educandos sobre o uso de tal ferramenta e sua eficácia pedagógica, também orientado e avaliado pelo professor preceptor. Dado o exposto, pode-se concluir que, diante da perspectiva enquanto professores em formação, lidar com a experiência de se produzir o podcast demonstrou-se uma experiência pedagógica significativa, ressaltando as limitações do ensino remoto, nos dando alternativas para se trabalhar com os conteúdos geográficos de forma mais dinâmica, abrindo um leque de possibilidades de se explorar novas ferramentas que podem ser empregadas ao processo de ensino e aprendizagem. Principalmente o podcast, por se apresentar como flexível em sua produção e acessível aos alunos, sendo possível sua disponibilização em diversas plataformas e meios de divulgação. No entanto, foi constatado que essa ferramenta é passível de ser utilizada desde que seja de forma complementar aos conteúdos curriculares. |