“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17106

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Medicina veterinária
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gisele Cristina Pereira Lopes
Orientador LAERCIO DOS ANJOS BENJAMIN
Outros membros Ana Clara Jalles Leite Bordoni Calderaro, Camila Lopes de Castro, LORRAINE ROSSI SIGNORELLI MACHADO DORNELAS, Luíza de Souza Silva, RODRIGO ALVES BARROS, Samuel Henrique Silva
Título PRODUÇÃO DE PEIXES: As redes sociais para disseminação de informações
Resumo A produção de peixes é uma atividade que se encontra em crescente expansão no Brasil e no mundo. No contexto da agricultura familiar, é atividade presente tanto para fins comerciais quanto para subsistência. Para que a produção de peixes traga renda para a família, de forma sustentável e agroecológica, é necessário um bom planejamento técnico e um bom manejo, prezando sempre pelo desejo dos agricultores, da realidade individual e do potencial da propriedade. O Grupo de Extensão e Pesquisa “Animais para Agroecologia” da Universidade Federal de Viçosa (UFV), juntamente ao Departamento de Veterinária (UFV), nos anos de 2021 até o início do segundo semestre de 2022, planejou e desenvolveu atividades que buscavam auxiliar os agricultores, de forma remota com intuito de atingir vários públicos, no desenvolvimento da piscicultura. Assim, foram elaborados vários materiais, como posts no Instagram, e-book, workshops, podcasts, programas de rádio, palestras e vídeos para o Instagram. Sabe-se que no meio rural ainda existe grande dificuldade de acesso à internet, seja pela falta ou pela má qualidade desse serviço nesses locais. Dessa forma, a utilização de programas veiculados por rádio, nesse caso, a Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (FRATEVI) (Universitária FM 100,7), foi uma alternativa para atingir os produtores. Foram selecionados nove temas sobre produção de peixes. Esses programas também foram disponibilizados em plataforma de streaming. No Instagram, o intuito era atingir um público mais jovem interessado na produção de peixes e também em educação ambiental. Ao todo foram mais de 60 publicações, com foco em conscientização ambiental e produção de peixes. Lives nesse período foram uma ótima ferramenta para troca de conhecimento. Foram feitas duas lives sobre piscicultura sustentável na agricultura familiar. Nesse período, foi realizado um workshop, de dois dias, sobre criação animal de base agroecológica. A troca de saberes também foi um evento on-line onde houve a participação do grupo com duas instalações artístico-pedagógicas. Nesse período ainda foi desenvolvido um e-book sobre criação de peixes em sistemas agroecológicos, que abordava os principais pontos da produção de peixes e sua comercialização. A média de audiência mensal alcançada pela rádio foi de 52,4 pessoas, e a média de audiência mensal pela rádio online foi de 26,2. No Instagram, obteve-se em média 467 contas alcançadas e 238 interações com o conteúdo. Nas plataformas de streaming obteve-se média de 45 acessos. Nas lives os públicos contaram com média de 87 pessoas. Na troca de saberes tivemos participação de 32 pessoas No workshop foram 60 inscritos, com participação ativa. Assim, o projeto buscou desenvolver de forma remota experiências de produção de peixes de forma sustentável, visando a melhoria da qualidade do produto, do manejo e do retorno financeiro ao agricultor, além de contribuir para a soberania alimentar.
Palavras-chave AGROECOLOGIA, PISICULTURA, REDES REMOTAS.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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