Resumo |
A proposição deste trabalho surgiu dada a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na formação de práticas alimentares apropriadas aos aspectos biológicos e socioculturais dos alunos da rede pública de ensino, levando em consideração o crescimento adequado e o desenvolvimento na aprendizagem e no rendimento escolar de modo sustentável ao meio ambiente. Assim, o objetivo deste projeto foi implementar hortas a fim de agregar qualidade e valor nutricional à merenda escolar, bem como para servir de apoio pedagógico e viabilizar a realização de atividades de educação alimentar, nutricional e ambiental. Para isso, utilizou-se uma metodologia participativa e realizou-se um diagnóstico inicial com diretores e colaboradores da escola para embasar o planejamento do trabalho. A proposta da Educação Popular foi aplicada para fortalecer o PNAE enquanto uma ação concreta de garantia de segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação adequada e saudável. As principais atividades desenvolvidas foram: 1) implantação, cultivo, manutenção e colheita de mudas (alface, rúcula, couve, almeirão, berinjela, cebolinha, coentro, salsa, alho, açafrão); 2) contação de história às crianças; 3) visita guiada à biblioteca da escola; 4) apresentação teatral; 5) preparo e degustação de salada de rúcula em conjunto com crianças e funcionários da escola. Todas as atividades envolveram estratégias lúdicas e artísticas sobre os sistemas alimentares, a produção agroecológica, cuidado com o meio ambiente e promoção da alimentação adequada e saudável procurando promover reflexões sobre os temas e mudanças de comportamento para adoção de um estilo de vida mais saudável. Foi possível perceber grande interesse e motivação das crianças pelas atividades desenvolvidas, especialmente pela criação do vínculo com a coordenadora, a bolsista e os voluntários do projeto. Além disso, as crianças manifestaram em outras oportunidades o desejo de repetir algumas ações como a visita à biblioteca e o plantio da horta, o que demonstra que as ações produziram um impacto positivo. A experiência no projeto também tem demonstrado efeitos positivos na formação dos estudantes, que se manifestam satisfeitos e em processo de aperfeiçoamento, ressaltando em todas as oportunidades avaliativas de que eles mais aprendem com as crianças do que ensinam. Com a troca de saberes proporcionada por essa experiência, almeja-se alcançar uma prática profissional mais humanizada e qualificada, de forma a fortalecer o cuidado com o meio ambiente e com o outro, além de estreitar o vínculo entre universidade, comunidade escolar e sociedade. |