Resumo |
Introdução: A pandemia do novo coronavírus alertou a população global sobre a importância da desinfecção de objetos, assim como da higienização das mãos e de superfícies de uso coletivo, que são importantes ferramentas para conservação da saúde, onde a contaminação adquirida por contato em superfícies sem higiene adequada estão cada vez mais comuns. Objetivo: Verificar os hábitos de saúde diária dos alunos do ensino médio e graduação da UFV- Florestal, além das práticas de higiene neste período específico de seis meses pós- pandemia da COVID-19 e compará-los entre si. Metodologia: Para avaliar os hábitos de higienização dos alunos foi criado um questionário , onde os alunos responderam sobre os hábitos de saúde diários, que continham várias perguntas, incluindo perguntas sobre higienização, práticas saudáveis e conhecimento sobre a COVID-19. O Link com os respectivos questionários foi enviado aos alunos. Para coleta de dados foi utilizada a plataforma de formulários do Google Forms, que permite a coleta de dados por meio de uma pesquisa personalizada, tipo Survey. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa com Seres Humanos da UFV. Os dados foram tabulados sendo feito análise descritiva utilizando o programa Excel® e identificação da diferença significativa (P<0,05) destes dados através do programa Graphpad Prism. Resultados: Fizeram parte do estudo 122 estudantes, 53 alunos do ensino médio e 69 alunos da graduação de ambos os sexos, escolhidos aleatoriamente com idade média de 17,5 ± 2,22 anos e 22 ± 4,33 anos respectivamente. Houve diferença significativa em relação a quantas vezes por dia eles lavavam as mãos com sabão, onde o médio o fazia mais que o superior (p=0,0317). Outro achado foi a diferença entre a graduação e o médio em que o primeiro grupo lava mais as mãos após ir ao banheiro com água e sabão (p=0,0016). Ao avaliar a pergunta do questionário na qual buscava saber se ao chegarem em casa eles lavavam as mãos esbarramos em mais uma diferença significativa que o ensino superior relatou lavar mais as mãos (p=0,0182). Encontramos também diferenciação no que diz respeito à higienização das compras feitas no supermercado, no qual, o médio faz com maior prevalência (p=0,0083). Conclusões: Ao analisar os dados da higienização conclui-se que o ensino médio higieniza com mais frequência durante o dia suas mãos seguindo a mesma linha para a limpeza das compras do supermercado, entretanto não lavam com água e sabão as mãos com uma maior regularidade após utilizar o banheiro e menos ainda ao chegarem em casa no qual, o ensino superior se faz com maior contundência. Diante do exposto faz-se necessário realizar mais pesquisas sobre a temática para uma elucidação dos dados divergentes apresentados, uma vez que a limpeza e higienização é um fator preponderante para a conservação da saúde. |