Resumo |
Este trabalho deriva de uma pesquisa de iniciação científica voluntária cujo objetivo é estudar alguns conceitos da Teoria Semiolinguística do Discurso (TS), proposta pelo pesquisador Patrick Charaudeau. Segundo esse autor, todo ato de linguagem é produzido por e para sujeitos e os efeitos de sentido desse ato se dão em função de uma articulação entre aquilo que é interno e aquilo que é externo à fala configurada. A Teoria Semiolinguística parte do princípio de que, para que ocorra uma troca linguageira, é necessário que os parceiros se reconheçam, que compreendam a finalidade e o propósito da troca e que considerem as circunstâncias materiais em que se inscreve o ato linguageiro para que haja uma intercompreensão exitosa de um dado discurso. Assim sendo, a TS configura-se como uma proposta de análise de discursos, oferecendo um instrumental tanto teórico como metodológico para o pesquisador. Tendo isso em vista, nosso intento é propor um piloto de análise do livro infanto-juvenil O Pequeno Príncipe, de autoria de Saint-Exupéry. Dito de outro modo, buscaremos operacionalizar alguns conceitos de Patrick Charaudeau, como os de sujeito, contrato, estratégias discursivas e gênero, o que pode contribuir para que se possa pensar na aplicação desse instrumental e, por conseguinte, compreender a configuração semiolinguística deste e de outros objetos de estudo. O livro elencado como corpus fora publicado originalmente nos Estados Unidos na década de 1940 e conta as aventuras de um príncipe que caíra na terra. Obra literária ficcional bastante conhecida, traz uma configuração a nosso ver interessante de ser analisada em termos das instâncias de produção e de recepção discursivas. Como resultados parciais obtidos, podemos destacar a constatação de uma macro e de uma micro situação de comunicação da qual fazem parte o autor, os leitores (reais e idealizados), o narrador, os enunciadores e os personagens. É na dinâmica da inter-relação entre esses sujeitos que as estratégias discursivas são mobilizadas para alcance dos propósitos linguageiros dos Eu que se apresentam. |