“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17069

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Michelle Moreira Silva Oliveira
Orientador DOIARA SILVA DOS SANTOS
Título Educação Olímpica: percepções e experiências de professores de Educação Física de Viçosa, Minas Gerais
Resumo Pierre de Coubertin foi o criador dos Jogos Olímpicos da era moderna, evento de caráter internacional e fundamentação ideológica voltada para princípos universalistas. Nesta proposta os Jogos foram apresentados para representarem os elementos pedagógicos, além de promover valores de um conjunto de princípios importantes para a formação ética humana e visando ajudar na constituição física dos jovens e na atividade esportiva. Para Pierre de Coubertin, os Jogos Olímpicos eram mais do que conquista e quebra de recordes, mas sim a valorização da competição leal e sadia, o culto ao corpo e à atividade física trazendo a base de uma concepção humanista. A Educação Olímpica (EO) teve seu surgimento na década de 70 e foi inspirada por ideais considerados legados de Pierre de Coubertin. A EO busca resgatar e sistematizar os valores pedagógicos presentes no Movimento Olímpico para uma proposta educacional em torno do esporte e do olimpismo. Com isso, são articuladas atividades educativas de caráter multidisciplinar e transversal, tendo como elementos norteadores os valores olímpicos principais: amizade, respeito e excelência. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e, também, descritivo. Tem-se como objetivos: analisar a percepção, experiências e apropriações de professores de Educação Física da cidade de Viçosa-MG sobre a Educação Olímpica; identificar a presença/ausência da Educação Olímpica e/ou seus conteúdos relacionados na formação de professores de Educação Física em atuação; e discutir a percepção e apropriação de professores de Educação Física escolar sobre a Educação Olímpica e/ou seus conteúdos relacionados. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da rede pública de ensino, da cidade de Viçosa, Minas Gerais, através da plataforma “Google Meet”. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal de Viçosa,a sob o número de parecer: 5107683. Na análise dos resultados foi possível obter duas categorias para discussão: 1) percepções sobre a Educação Olímpica; 2) a apropriação e experiências assistemáticas com a Educação Olímpica. Nestas categorias, pudemos observar que a EO não fez parte da formação dos professores entrevistados como conhecimento sistemático e aprofundado acerca do Movimento Olímpico, os Jogos Olímpicos e temáticas valorativas que os envolvem. Os professores também disseram que não mobilizam estes conhecimentos de forma sistematizada para tratar os conteúdos da Educação Física em suas aulas. Os professores relataram que sentem dificuldade em trabalhar valores humanos e sociais voltados para o esporte, ainda que reconheçam a sua importância. Com isso, pôde-se observar que os professores trabalham mais a questão das modalidades esportivas que estão dentro dos Jogos Olímpicos, do que a Educação Olímpica propriamente dita, como proposta que pode potencializar o tratamento atitudinal dos conteúdos da Educação Física.
Palavras-chave Educação Física, Educação Olímpica, Escola.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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