Resumo |
Este trabalho objetiva apresentar as contribuições do projeto de extensão “Francês Para Todos” para a formação inicial do professor de francês como língua estrangeira (FLE). O projeto teve início em maio do presente ano (2022) e consiste no oferecimento de cursos gratuitos de língua francesa para alunos, professores e funcionários da rede pública de Viçosa, sendo as aulas ministradas por graduandos em Letras, da habilitação Português-Francês, que atuam na condição de bolsistas ou voluntários no Nucli-Isf-UFV, um programa financiado projeto nacional Idiomas Sem Fronteiras – Rede Andifes Isf. Dado o público-alvo, pode-se dizer que, paralelamente à formação docente, o projeto desempenha um importante papel social, possibilitando a estudantes e trabalhadores da educação básica expandir seus conhecimentos, seu repertório intelectual e cultural, suas perspectivas e horizontes profissionais. Como as aulas são preparadas e ministradas por graduandos em Letras, sob a orientação da coordenadora do projeto, esses discentes encontram no projeto condições favoráveis para desenvolver e aprofundar os saberes relacionados à prática pedagógica (TARDIF, 2019) pela reflexão-na-ação (SCHÖN, 2000) e sobre a ação (PERRENOUD, 2012). Esses saberes encontram um terreno fértil para desenvolvimento na elaboração do material didático utilizado no curso, dos planos de aula, no oferecimento das aulas e no compartilhamento de experiências com os demais bolsistas e voluntários do projeto, o qual ocorre nas reuniões semanais da equipe. Dessa forma, o projeto “Francês Para Todos” tem permitido aos graduandos confrontar-se com a realidade do contexto no qual realizam sua ação extensionista, conhecendo os limites das escolas públicas, as dificuldades encontradas por professores e alunos nesse contexto e isto, por meio do desenvolvimento de suas estratégias pedagógicas, posto que são eles os responsáveis por ministrar as aulas de francês. Assim sendo, nesta intervenção, enquanto graduandas e membros da equipe do projeto, apresentamos as contribuições da experiência vivenciada para nossa formação enquanto futuras professoras de FLE. Apresentamos ainda a apreciação dos alunos atendidos ao longo do primeiro semestre de oferecimento do curso, no que concerne à aprendizagem do francês como língua estrangeira. Destacamos um dos pontos mencionados, o qual está diretamente relacionado à maneira como os conteúdos foram abordados e à utilização de ferramentas digitais, tais como YouTube, Spotify e Tik Tok. Esse resultado parcial evidencia que os graduandos-professores têm desenvolvido práticas pedagógicas passíveis de auxiliar a aprendizagem dos alunos, o que, consequentemente, coloca em evidência um amadurecimento de sua atividade docente e as contribuições da atuação no projeto para nossa formação inicial. |