“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17029

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Luiza de Cassia Felício Lourenço
Orientador RITA DE CASSIA GOMES
Outros membros Evillyn Hadassa da Silva Morais
Título O ensino de francês em escolas públicas: contribuições da extensão universitária para a formação inicial do professor.
Resumo Este trabalho objetiva apresentar as contribuições do projeto de extensão “Francês Para Todos” para a formação inicial do professor de francês como língua estrangeira (FLE). O projeto teve início em maio do presente ano (2022) e consiste no oferecimento de cursos gratuitos de língua francesa para alunos, professores e funcionários da rede pública de Viçosa, sendo as aulas ministradas por graduandos em Letras, da habilitação Português-Francês, que atuam na condição de bolsistas ou voluntários no Nucli-Isf-UFV, um programa financiado projeto nacional Idiomas Sem Fronteiras – Rede Andifes Isf. Dado o público-alvo, pode-se dizer que, paralelamente à formação docente, o projeto desempenha um importante papel social, possibilitando a estudantes e trabalhadores da educação básica expandir seus conhecimentos, seu repertório intelectual e cultural, suas perspectivas e horizontes profissionais. Como as aulas são preparadas e ministradas por graduandos em Letras, sob a orientação da coordenadora do projeto, esses discentes encontram no projeto condições favoráveis para desenvolver e aprofundar os saberes relacionados à prática pedagógica (TARDIF, 2019) pela reflexão-na-ação (SCHÖN, 2000) e sobre a ação (PERRENOUD, 2012). Esses saberes encontram um terreno fértil para desenvolvimento na elaboração do material didático utilizado no curso, dos planos de aula, no oferecimento das aulas e no compartilhamento de experiências com os demais bolsistas e voluntários do projeto, o qual ocorre nas reuniões semanais da equipe. Dessa forma, o projeto “Francês Para Todos” tem permitido aos graduandos confrontar-se com a realidade do contexto no qual realizam sua ação extensionista, conhecendo os limites das escolas públicas, as dificuldades encontradas por professores e alunos nesse contexto e isto, por meio do desenvolvimento de suas estratégias pedagógicas, posto que são eles os responsáveis por ministrar as aulas de francês. Assim sendo, nesta intervenção, enquanto graduandas e membros da equipe do projeto, apresentamos as contribuições da experiência vivenciada para nossa formação enquanto futuras professoras de FLE. Apresentamos ainda a apreciação dos alunos atendidos ao longo do primeiro semestre de oferecimento do curso, no que concerne à aprendizagem do francês como língua estrangeira. Destacamos um dos pontos mencionados, o qual está diretamente relacionado à maneira como os conteúdos foram abordados e à utilização de ferramentas digitais, tais como YouTube, Spotify e Tik Tok. Esse resultado parcial evidencia que os graduandos-professores têm desenvolvido práticas pedagógicas passíveis de auxiliar a aprendizagem dos alunos, o que, consequentemente, coloca em evidência um amadurecimento de sua atividade docente e as contribuições da atuação no projeto para nossa formação inicial.
Palavras-chave Ensino de francês, formação inicial de professores, escola pública
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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