“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17028

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Direito
Setor Departamento de Direito
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Emanuelli Sebe Ferreira
Orientador DAVI AUGUSTO SANTANA DE LELIS
Título Projeto Themis: aluno cidadão
Resumo O Projeto Themis - Aluno Cidadão, criado em 2004 pelo Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa, tem o intuito de auxiliar na formação cidadã dos alunos de escolas públicas do município. Tem-se por objetivo, através de aulas, fornecer subsídios para a construção de uma percepção crítica da realidade social, além de uma conscientização acerca dos direitos e deveres intrínsecos ao conceito de cidadania, formando, assim, agentes capazes de transformação social. Especificamente, os objetivos do projeto são: fornecimento de informações jurídicas; abordagem de atualidades e seus impactos na realidade fática; realização de dinâmicas que potencializam o exercício da cidadania. Quanto à atuação, institui-se como base metodológica aulas participativas junto às turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º período da Educação Para Jovens e Adultos (EJA), desenvolvendo atividades educativas de cunho reflexivo e construtivo. A metodologia pauta-se na interação efetiva dos alunos para que não sejam meros receptores da informação, mas colaboradores na construção das atividades. Nesse enfoque, valorizam-se os conhecimentos e experiências de cada um, envolvendo todos na discussão, identificação e busca de soluções para os problemas sociais cotidianos. Os resultados são positivos, sendo observados por meio de eventos realizados nas escolas e por feedbacks feitos pelo corpo de funcionários e alunos das instituições. É perceptível que as atividades do projeto, de fato, colaboram na formação dos estudantes tanto da UFV quanto das escolas parceiras, influindo em suas percepções acerca da sociedade e do direito. Outro indicador favorável é a longevidade do vínculo entre os agentes, o que atesta a boa recepção do projeto por parte das escolas e a efetividade das atividades realizadas. Conclui-se, portanto, a importância do Projeto Themis para os partícipes da relação. De um lado, os alunos das escolas têm um contato - muitas vezes novo - com noções jurídicas fundamentais, ajudando a sedimentar o acesso à justiça, em sentido amplo; do outro, os extensionistas ganham a chance de aprofundar seus conhecimentos do direito. Por fim, destaca-se que durante a pandemia as atividades do projeto foram suspensas, de modo que não foi possível contar com a presença dos membros nas escolas. A partir disso, o Projeto se voltou para organização e planejamento interno, além da atuação nas redes sociais e na capacitação. Atualmente, o Projeto se programa para um retorno gradual às escolas.
Palavras-chave educação, cidadania, Direito
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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