Resumo |
O projeto Remição pela Leitura é uma parceria entre o Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia da UFV (PET/EDU) e uma subseção da Defensoria Pública de Minas Gerais, que tem como objetivo o desenvolvimento sociocultural de Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) a partir do contato com a leitura e a escrita. Teve início em 2018, através da demanda apresentada pela Defensoria de uma cidade mineira por uma instituição que pudesse corrigir as resenhas feitas por PPL. Os participantes são selecionados para o projeto pela Defensoria, realizam a leitura de uma obra de qualquer gênero literário e podem elaborar uma resenha por mês, que é submetida à avaliação do PET. O objetivo dos participantes é atingir uma pontuação mínima de 60% da nota, mas só isso não garante a remição de dias da pena, pois há outros critérios que são considerados pelo poder judiciário para tal. Esta atividade é de caráter extensionista por conta do contato e trabalho com a comunidade, e de ensino, pela capacitação dos petianos para a correção das resenhas e a prática da sua execução. Durante a etapa de correção os petianos se dividem em duplas ou trios para que haja uma avaliação justa a partir de várias perspectivas, os critérios de correção levam em conta se os autores atenderam ao gênero proposto (resenha); dominam a ortografia e a gramática; possuem letras legíveis; apresentam ideias concisas, coerentes e coesas; e fazem um posicionamento crítico sobre o conteúdo da obra. Durante a pandemia da COVID-19, o projeto precisou se adaptar ao trabalho remoto, resultando de 2020 ao início de 2022, cerca de 296 resenhas corrigidas. Apesar do número significativo de resenhas, algumas dificuldades foram encontradas, sendo o plágio algo importante de considerar, pois também permitiu a ação pedagógica sobre o ato praticado. Visando a aproximação com os sujeitos implicados pela ação, em maio de 2022 o grupo realizou uma visita técnica ao presídio, teve contato com o diretor geral e os participantes do projeto, para avaliar suas opiniões, receber sugestões e avaliações sobre o projeto, e também para informá-los sobre as características de uma produção textual do gênero resenha, além de dialogar sobre a questão do plágio. Desta forma, constatamos um resultado positivo em relação ao projeto e que este é de suma importância para todos os envolvidos, no que tange ao conhecimento adquirido, a possibilidade de ter o contato com a leitura, de se distrair, de refletir e de ter dias a menos de pena a cumprir. Atualmente, como uma ação vinculada ao projeto, o PET/EDU, em parceria com a Defensoria Pública e a Direção do presídio, irá promover dois concursos de redação, um a fim de incentivar as PPL a continuar participando e outro para reintegrar aqueles que foram suspensos do projeto por causa do plágio. Por fim, o grupo promoveu uma campanha de arrecadação de livros, que resultou na entrega de aproximadamente 400 obras de gêneros diferentes para a manutenção do projeto. |