“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16998

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Júlia Fonseca Sampaio
Orientador CRISTIANE APARECIDA BAQUIM
Outros membros Janaína Torres Lopes, Júlia Cristina Paixão Dionysio, Mariana Aparecida da Mata
Título Projeto “Remição pela Leitura” PET/EDU - UFV
Resumo O projeto Remição pela Leitura é uma parceria entre o Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia da UFV (PET/EDU) e uma subseção da Defensoria Pública de Minas Gerais, que tem como objetivo o desenvolvimento sociocultural de Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) a partir do contato com a leitura e a escrita. Teve início em 2018, através da demanda apresentada pela Defensoria de uma cidade mineira por uma instituição que pudesse corrigir as resenhas feitas por PPL. Os participantes são selecionados para o projeto pela Defensoria, realizam a leitura de uma obra de qualquer gênero literário e podem elaborar uma resenha por mês, que é submetida à avaliação do PET. O objetivo dos participantes é atingir uma pontuação mínima de 60% da nota, mas só isso não garante a remição de dias da pena, pois há outros critérios que são considerados pelo poder judiciário para tal. Esta atividade é de caráter extensionista por conta do contato e trabalho com a comunidade, e de ensino, pela capacitação dos petianos para a correção das resenhas e a prática da sua execução. Durante a etapa de correção os petianos se dividem em duplas ou trios para que haja uma avaliação justa a partir de várias perspectivas, os critérios de correção levam em conta se os autores atenderam ao gênero proposto (resenha); dominam a ortografia e a gramática; possuem letras legíveis; apresentam ideias concisas, coerentes e coesas; e fazem um posicionamento crítico sobre o conteúdo da obra. Durante a pandemia da COVID-19, o projeto precisou se adaptar ao trabalho remoto, resultando de 2020 ao início de 2022, cerca de 296 resenhas corrigidas. Apesar do número significativo de resenhas, algumas dificuldades foram encontradas, sendo o plágio algo importante de considerar, pois também permitiu a ação pedagógica sobre o ato praticado. Visando a aproximação com os sujeitos implicados pela ação, em maio de 2022 o grupo realizou uma visita técnica ao presídio, teve contato com o diretor geral e os participantes do projeto, para avaliar suas opiniões, receber sugestões e avaliações sobre o projeto, e também para informá-los sobre as características de uma produção textual do gênero resenha, além de dialogar sobre a questão do plágio. Desta forma, constatamos um resultado positivo em relação ao projeto e que este é de suma importância para todos os envolvidos, no que tange ao conhecimento adquirido, a possibilidade de ter o contato com a leitura, de se distrair, de refletir e de ter dias a menos de pena a cumprir. Atualmente, como uma ação vinculada ao projeto, o PET/EDU, em parceria com a Defensoria Pública e a Direção do presídio, irá promover dois concursos de redação, um a fim de incentivar as PPL a continuar participando e outro para reintegrar aqueles que foram suspensos do projeto por causa do plágio. Por fim, o grupo promoveu uma campanha de arrecadação de livros, que resultou na entrega de aproximadamente 400 obras de gêneros diferentes para a manutenção do projeto.
Palavras-chave Remição pela leitura, resenha, PET
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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