Resumo |
A metodologia Associação de Palavras (AP) é usada na área de alimentos para avaliar percepções, expectativas e anseios que podem afetar o comportamento do consumidor. Já a Nuvem de Palavras (NP) permite a representação visual hierarquizada da frequência e do valor das palavras de dados textuais. Contudo, o uso de NP na avaliação dos resultados da AP não foi evidenciado na área de alimentos. Assim, o objetivo desse trabalho foi utilizar a NP para avaliar os resultados da AP em pesquisas de mercado com consumidores de carnes de diferentes espécies, comparando as conclusões com aquelas obtidas pelas técnicas convencionais dos artigos originais. As NP foram obtidas no site Wordlclouds.com a partir de banco de dados de AP de artigos da literatura, contendo categorias (palavras/expressões que representam termos similares) e suas frequências (%) em relação à carne de boi, bisão, cavalo, cordeiro, capivara e tubarão. Em seguida, NP foi obtida a partir de um banco de dados criado com informações da AP dessas carnes, contendo 56 categorias e 11.358 citações. A interpretação consistiu na observação das palavras/expressões que mais se destacaram nas nuvens, o que indica as categorias mais citadas. A carne de boi foi mais associada aos termos animal vivo, cortes de carne, produtos cárneos, gostoso e comida, sendo relacionada com alimentação e consumo apreciado. A carne de cordeiro foi mais associada aos termos atitudes positivas, ocasião especial, textura, ovino e sabor, indicando aceitação devido a suas características sensoriais com consumo em ocasiões especiais. A carne de bisão foi mais associada aos termos selvagem, magro, gostoso, não convencional e animal vivo, sendo considerada uma carne magra e apreciada, porém exótica. A carne de capivara foi mais associada aos termos características sensoriais, atitudes e sentimentos, comida e diferente, sendo avaliada positivamente, apesar de ser exótica. A carne de cavalo foi mais associada aos termos aversão, países, crueldade, reprovado e antiético, demonstrando rejeição ao seu consumo, que é relacionado a diferentes culturas. A carne de tubarão foi mais associada aos termos características do animal, sentimentos negativos, aspectos negativos e perigo para humanos, indicando que ela não é vista como alimento e que há aversão ao seu consumo. Na NP de todas as carnes agrupadas, os termos mais associados foram características sensoriais e atitudes e sentimentos, relacionando a qualidade das carnes ao prazer de consumo. Em seguida, os termos animal vivo, reprovado e diferente, mais relacionados com as carnes não convencionais, indicam que as carnes exóticas não são percebidas da mesma forma que as carnes tradicionais. A NP proporcionou um entendimento visual dos resultados da AP com conclusões semelhantes àquelas dos artigos originais, facilitando a compreensão das expectativas do consumidor, dos fatores que influenciam suas escolhas e dos aspectos determinantes para a aceitação da carne de diferentes espécies. |