Resumo |
Ao tratarmos da questão étnico-racial no campo da educação não podemos deixar de destacar a extrema relevância de um trabalho institucional das escolas no combate ao racismo. Ademais, é primordial que o trabalho sobre as relações étnico-raciais ocorra a partir da primeira infância, pois, desde muito pequenas, as crianças são atingidas pelo racismo, implicando numa construção de desigualdade, preconceito e injustiça que prejudica o estabelecimento de laços de respeito e reconhecimento do outro. Além disso, a questão racial no âmbito da escola envolve o papel do professor enquanto agente necessário de parceria na tão emergente luta antirracista. Contudo, para que os professores possam desempenhar tal papel, é preciso que os mesmos sejam sensibilizados para esta pauta e estejam munidos de embasamento teórico e metodológico para, de fato, contribuir na luta contra o racismo incrustado na nossa sociedade. Deste modo, a formação docente se apresenta como um ponto extremamente relevante para a atuação dos mesmos nos cotidianos escolares fazendo com que professores e professoras, possam ter um olhar mais atento para as situações de racismo que, muitas vezes, sequer são percebidas devido ao seu alto grau de naturalização na nossa sociedade. Assim sendo, o presente trabalho objetivou evidenciar o estado da arte de pesquisas sobre a formação de professores numa perspectiva antirracista na educação infantil, a fim de traçar um panorama dos estudos nesta área e quais têm sido suas principais tendências. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com artigos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso publicados entre 2013 e julho de 2021 que atendiam à proposta desta investigação. Como base de dados, foram usados: o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); a Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Google Acadêmico. Para a procura das obras que envolviam a temática elencada, foram utilizados os seguintes descritores: "formação docente"; "relações étnico-raciais"; "antirracismo" e "educação infantil". Após a análise dos trabalhos foram elaboradas, a partir de 27 publicações selecionadas, quatro categorias consideradas relevantes para serem discutidas e problematizadas: (1) Práticas pedagógicas antirracistas: possibilidades e limitações no cotidiano escolar; (2) Legislações brasileiras e suas abordagens sobre educação antirracista; (3) A construção da identidade da criança negra e (4) O mito da democracia racial. Os resultados encontrados apontaram desafios que necessitam ser superados para que haja uma educação antirracista desde a primeira infância, sendo fundamental também mais pesquisas que abranjam este âmbito. |