“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16973

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tainara Batista Barros
Orientador RITA DE CASSIA DE SOUZA
Outros membros MARIA SIMONE EUCLIDES
Título O estado da arte das pesquisas sobre antirracismo na Educação Infantil (2013 - 2021)
Resumo Ao tratarmos da questão étnico-racial no campo da educação não podemos deixar de destacar a extrema relevância de um trabalho institucional das escolas no combate ao racismo. Ademais, é primordial que o trabalho sobre as relações étnico-raciais ocorra a partir da primeira infância, pois, desde muito pequenas, as crianças são atingidas pelo racismo, implicando numa construção de desigualdade, preconceito e injustiça que prejudica o estabelecimento de laços de respeito e reconhecimento do outro. Além disso, a questão racial no âmbito da escola envolve o papel do professor enquanto agente necessário de parceria na tão emergente luta antirracista. Contudo, para que os professores possam desempenhar tal papel, é preciso que os mesmos sejam sensibilizados para esta pauta e estejam munidos de embasamento teórico e metodológico para, de fato, contribuir na luta contra o racismo incrustado na nossa sociedade. Deste modo, a formação docente se apresenta como um ponto extremamente relevante para a atuação dos mesmos nos cotidianos escolares fazendo com que professores e professoras, possam ter um olhar mais atento para as situações de racismo que, muitas vezes, sequer são percebidas devido ao seu alto grau de naturalização na nossa sociedade. Assim sendo, o presente trabalho objetivou evidenciar o estado da arte de pesquisas sobre a formação de professores numa perspectiva antirracista na educação infantil, a fim de traçar um panorama dos estudos nesta área e quais têm sido suas principais tendências. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com artigos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso publicados entre 2013 e julho de 2021 que atendiam à proposta desta investigação. Como base de dados, foram usados: o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); a Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Google Acadêmico. Para a procura das obras que envolviam a temática elencada, foram utilizados os seguintes descritores: "formação docente"; "relações étnico-raciais"; "antirracismo" e "educação infantil". Após a análise dos trabalhos foram elaboradas, a partir de 27 publicações selecionadas, quatro categorias consideradas relevantes para serem discutidas e problematizadas: (1) Práticas pedagógicas antirracistas: possibilidades e limitações no cotidiano escolar; (2) Legislações brasileiras e suas abordagens sobre educação antirracista; (3) A construção da identidade da criança negra e (4) O mito da democracia racial. Os resultados encontrados apontaram desafios que necessitam ser superados para que haja uma educação antirracista desde a primeira infância, sendo fundamental também mais pesquisas que abranjam este âmbito.
Palavras-chave Educação Infantil, formação docente, antirracismo
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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