Resumo |
A Feira Livre é uma das maneiras mais antigas de comercialização e de distribuição de produtos, sendo um espaço de obtenção de renda familiar de muitas famílias, não apenas no sentido financeiro, mas também no sentido simbólico e sentimental, sendo também um espaço de encontros, de lazer, de amizade e confiança. Assim, é possível analisar todo o trajeto de um produto, entendendo toda sua dinâmica produtiva e de distribuição. A cidade de Viçosa localizada na Zona da Mata de Minas Gerais tem destaque nesse meio, todavia estes são poucos explorados, devido a falta de articulação do poder público e munícipes para a construção de bases que representem seus reais interesses de desenvolvimento. Nessa perspectiva, dois fenômenos podem ser colocados em pauta se tratando das feiras livres, que podem ser vistos como meios de desenvolvimento do comércio alimentício local. O primeiro, o comércio Justo surge com o objetivo de certificação de produtos, dando uma oportunidade aos produtores a receberem justamente pelo que produzem e distribuem, e esse ocorre a partir de dez princípios a serem seguidos pelos mesmos, com a intenção de afirmar o seu propósito. O segundo, a Economia Criativa surge com o objetivo de identificação com a valorização do sentimento simbólico e também com a demanda de inovações. Tais características são potenciais para o desenvolvimento da cidade, uma vez que outros âmbitos também são beneficiados, como o Turismo. Nessa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa é desenvolver um protótipo de cartilha digital das feiras de Viçosa, que aborda temas da Economia Criativa, Comércio Justo, Turismo e Placebranding. A cartilha será construído com base na articulação dos diferentes atores sociais presentes na localidade, com o objetivo de auxiliar na construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável de Viçosa. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo exploratório descritivo, viabilizada a partir de entrevistas semiestruturadas, por instrumentos tecnológicos de gravação de voz e de escrita. Para a análise dos dados, serão utilizados métodos comparativos aos princípios da Economia Criativa e Comércio Justo, sendo analisados também fenômenos geográficos como a ocupação do espaço, sua utilização e distribuição que permeia as feiras livres. Os resultados alcançados até o momento, se concentram na construção do instrumento de pesquisa, discutido com diferentes especialistas, a partir de distintas informações, tanto do poder público local, quanto da expertise nas temáticas pelos membros, o protótipo da cartilha deve considerar a multiplicidade de atores, de produtos e de objetivos presentes no mesmo espaço, considerando que o comércio justo é um norte para uma futura certificação, mas que até o momento poucos princípios são implementados. Em relação ao placebranding, apesar dos esforços já desenvolvidos pelo poder público local, é preciso construir de forma coletiva uma melhor representação do espaço ocupado. |