“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16892

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Andressa Carla Medeiros
Orientador GLAUCE DIAS DA COSTA
Outros membros Julia Couto dos Santos, Larissa Farias Monte, Larissa Souza Ferreira, Laura Soares Fraga, Maria Alice Spadarotto Neves Aguiar, Stefany da Silva Paes, Thiago Barboza Salvador, Yasmin Soares Magalhães
Título Biblioteca Viva: Importante ferramenta de integração e orientação aos calouros do curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa.
Resumo Um dos recursos que vem crescendo no âmbito da comunicação é o podcast, sendo capaz de transmitir informações a um grande, amplo e diversificado número de ouvintes de forma dinâmica. A biblioteca viva trata-se de uma forma criativa, simples e efetiva para promover interação, diálogo e integração entre os alunos, possibilitando a troca de experiências, informações e conhecimentos. As redes sociais podem auxiliar positivamente nesse método, uma vez que, a covid-19 mostrou a importância dessa ferramenta em um cenário onde distanciamento social se fez necessário. O intuito do desenvolvimento desta atividade foi orientar os ingressantes do ano de 2022, no curso de Nutrição sobre as oportunidades e desafios que serão encontrados, além de experiências vivenciadas na universidade. Além disso, foi realizado com o objetivo de acolher, conhecer e integrar os novos alunos com os demais graduandos em nutrição e com a coordenação e professores do curso. Os episódios sobre Biblioteca Viva estão disponíveis na plataforma Spotify, em uma série de 4 episódios publicados no período de 4 de maio a 12 de maio de 2022. Os episódios foram produzidos pelos alunos integrantes do Programa de Educação Tutorial em Nutrição (PET-Nutrição) e alunos do bacharel em nutrição da Universidade Federal de Viçosa. O conteúdo foi produzido por meio do compartilhamento das vivências e experiências que foram obtidas ao longo da graduação, relatadas pelos estudantes. Desta forma, além de trazer informações relevantes sobre projetos, programas e outras oportunidades da graduação, os conteúdos foram produzidos de forma a gerar acolhimento e pertencimento aos novos ingressantes. Foi possível observar, como resultado da atividade, um maior desenvolvimento de algumas habilidades dos integrantes do grupo PET-Nutrição como a comunicação e desenvolvimento de conteúdo em diferentes plataformas e redes sociais. Além disso, foi possível aos participantes, desenvolver habilidades de comunicação, criatividade e também aprimorar relações interpessoais ao fazer parte deste projeto. Outrossim, obteve-se, como resultado dos episódios, 26 reproduções. Infere-se, portanto, que a biblioteca viva configurou uma alternativa no processo de acolhida de calouros, possibilitando a troca de experiências inclusive em meio digital em uma roupagem diferente. O novo formato ainda propicia a preservação dos conhecimentos difundidos, permitindo que sejam revisitados ou acessados por futuras turmas de calouros. Ademais, a atividade também ampliou e aprimorou habilidades de comunicação, interação e a capacidade de acolhimento dos membros do Pet Nutrição.
Palavras-chave PODCAST, NUTRIÇÃO, INTEGRAÇÃO
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.