Resumo |
Os organismos internacionais como o Banco Mundial (BM), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) são instituições que, para além dos interesses financeiros evidentes (empréstimos, financiamentos nas mais diversas áreas da economia e da sociedade) atuam como agentes planejadores de políticas direcionadas às mais diversas áreas. Desde 1949, que marca o início das diretrizes do Consenso de Washington, países periféricos como o Brasil passam a seguir as recomendações de ajustes fiscais, redução dos gastos públicos, abertura das fronteiras para investimentos estrangeiros, entre outros. E a educação não foge a esta regra. O Banco Interamericano de Desenvolvimento é apontado pela bibliografia específica como uma instituição com papel importante na sugestão de políticas para a educação. Tais sugestões são absorvidas, pelos mais diferentes governos, de forma às vezes imediata, em outros casos sutilmente, mas sempre obedecendo aos princípios da privatização, da padronização de avaliações e da precarização do trabalho docente, sem prejuízo de outros, igualmente perversos. A pesquisa em questão, ainda em andamento, tem por objetivo geral aprofundar a leitura e mapeamento dos documentos do BID para a educação, considerando aqueles publicados para os países da América Latina e os direcionados exclusivamente ao Brasil. Mais especificamente, identificando no site oficial do BID documentos disponíveis exclusivamente em língua inglesa que tratam de propostas de empréstimos e projetos para o Brasil, suas condicionantes e objetivos. A metodologia utilizada será a de análise de conteúdo, de forma a sistematizar, ordenar, classificar, criando categorias a partir de um dado texto, sem negligenciar as condições em que tal texto foi criado. Identificando os principais conceitos podemos compreender a lógica que permeia as políticas implementadas, bem como as permanências e rupturas que marcam tais políticas. O recorte temporal compreenderá o período entre 2003 e 2017. Justifica-se esse período por abranger o período em que o Partido dos Trabalhadores assumiu a Presidência da República e a última reforma implementada no ensino médio, pela Lei 13.415/2017. Tal recorte busca compreender se houve (e quais) mudanças estruturais na configuração do ensino médio quando da ascensão de um governo cuja base política era sustentada por um partido vinculado à classe trabalhadora. |