“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16800

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia doméstica
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor 10279179685
Orientador MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO
Título Mulheres rurais e participação: uma análise das representações sociais presentes nas mídias digitais da Unicafes Minas Gerais
Resumo O estudo teve como objetivo investigar as representações sociais de mulheres rurais sobre o processo de participação em espaços de tomada de decisão. Metodologicamente, teve como delineamento a pesquisa qualitativa, através da pesquisa documental. Para tanto, tomou-se como locus de pesquisa o canal do youtube e instagram da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Minas Gerais (UNICAFES), sendo utilizadas 2 lives, como corpus de análise, uma denominada “Histórias que Inspiram: Mulheres e suas Trajetórias de Sucesso” e a outra “A mulher no mundo dos negócios cooperativistas”. Além disso, foram analisadas as publicações do Instagram da organização sobre o projeto “Mulheres que Transformam”, publicado em alusão ao dia internacional das mulheres e a postagem sobre o Dia Mundial da Mulher Rural. Como aporte teórico, utilizou-se a perspectiva das Representações Sociais, tendo sido os documentos transcritos na íntegra e submetidos à análise do discurso foucaultiana. Na interpretação dos resultados, foram identificadas quatro categorias de análise: espaços ocupados e/ou reinvidicados pelas mulheres rurais; pautas defendidas; dificuldades enfrentadas e/ou identificadas para sua participação política; estratégias de enfrentamento a problemas práticos vivenciados neste contexto. No que se refere a primeira categoria, em sua grande maioria, as mulheres eram produtoras ou trabalhavam diretamente como agricultoras, ocupando espaços diversos, tais como: cargos de liderança em movimento sociais, direção de entidades, ocupação de cargos políticos e vinculação às instituições de ensino. Além disso, as descrições biográficas mesclavam sua participação no âmbito profissional, de militância política e no contexto familiar. No que se refere a segunda categoria, destacou-se o empoderamento feminino, no qual o uso do termo referiu-se à participação feminina no mercado e, em outras falas, ancorou-se em uma perspectiva que fomenta sua participação em espaços de tomada de decisão, com possibilidades de transformação do status quo. No que tange a terceira categoria, foram observadas inúmeras dificuldades enfrentadas dentro da família, nos espaços coletivos, institucionais e políticos, dentre elas: a sobrecarga com tarefas domésticas e atividades de cuidado, distanciamento social, entre outros, enfatizando o acirramento destas condições em decorrência da pandemia da COVID-19. Quanto a quarta e última categoria, para os diferentes problemas vivenciados pelas mulheres, as estratégias envolviam a importância da participação ativa nos espaços coletivos, visando transformar a realidade social. Deste modo, as estratégias visibilizavam a importância das mulheres como sujeitos políticos, capazes de construir propostas para os problemas que afetam simbólica e materialmente suas vidas. Assim, pode-se concluir que as mulheres rurais têm ocupado um lugar de visibilidade nas mídias sociais da UNICAFES Minas Gerais.
Palavras-chave Palavras-chave: Mulheres Rurais; Participação, Representações, Mídias Digitais.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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