Resumo |
O estudo teve como objetivo investigar as representações sociais de mulheres rurais sobre o processo de participação em espaços de tomada de decisão. Metodologicamente, teve como delineamento a pesquisa qualitativa, através da pesquisa documental. Para tanto, tomou-se como locus de pesquisa o canal do youtube e instagram da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Minas Gerais (UNICAFES), sendo utilizadas 2 lives, como corpus de análise, uma denominada “Histórias que Inspiram: Mulheres e suas Trajetórias de Sucesso” e a outra “A mulher no mundo dos negócios cooperativistas”. Além disso, foram analisadas as publicações do Instagram da organização sobre o projeto “Mulheres que Transformam”, publicado em alusão ao dia internacional das mulheres e a postagem sobre o Dia Mundial da Mulher Rural. Como aporte teórico, utilizou-se a perspectiva das Representações Sociais, tendo sido os documentos transcritos na íntegra e submetidos à análise do discurso foucaultiana. Na interpretação dos resultados, foram identificadas quatro categorias de análise: espaços ocupados e/ou reinvidicados pelas mulheres rurais; pautas defendidas; dificuldades enfrentadas e/ou identificadas para sua participação política; estratégias de enfrentamento a problemas práticos vivenciados neste contexto. No que se refere a primeira categoria, em sua grande maioria, as mulheres eram produtoras ou trabalhavam diretamente como agricultoras, ocupando espaços diversos, tais como: cargos de liderança em movimento sociais, direção de entidades, ocupação de cargos políticos e vinculação às instituições de ensino. Além disso, as descrições biográficas mesclavam sua participação no âmbito profissional, de militância política e no contexto familiar. No que se refere a segunda categoria, destacou-se o empoderamento feminino, no qual o uso do termo referiu-se à participação feminina no mercado e, em outras falas, ancorou-se em uma perspectiva que fomenta sua participação em espaços de tomada de decisão, com possibilidades de transformação do status quo. No que tange a terceira categoria, foram observadas inúmeras dificuldades enfrentadas dentro da família, nos espaços coletivos, institucionais e políticos, dentre elas: a sobrecarga com tarefas domésticas e atividades de cuidado, distanciamento social, entre outros, enfatizando o acirramento destas condições em decorrência da pandemia da COVID-19. Quanto a quarta e última categoria, para os diferentes problemas vivenciados pelas mulheres, as estratégias envolviam a importância da participação ativa nos espaços coletivos, visando transformar a realidade social. Deste modo, as estratégias visibilizavam a importância das mulheres como sujeitos políticos, capazes de construir propostas para os problemas que afetam simbólica e materialmente suas vidas. Assim, pode-se concluir que as mulheres rurais têm ocupado um lugar de visibilidade nas mídias sociais da UNICAFES Minas Gerais. |