“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16785

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Matheus dos Santos Santana
Orientador ANDRE KIYOMITSU ZANUNCIO SEDIYAMA
Outros membros Bárbara Cristina Velho, Carolina Vieira de Castro, Maria Regina Fonseca Ramos, Sophia Guerra Macedo
Título Impacto do tabagismo nas doenças vasculares: uma atividade de extensão
Resumo INTRODUÇÃO: Define-se tabagismo como: doença crônica caracterizada pelo consumo de cigarros ou produtos que contenham tabaco, o qual gera dependência ao princípio-ativo (nicotina). Estima-se que 161.853 mortes anuais no Brasil são atribuíveis à prática, o que torna seu consumo o terceiro fator de risco para anos de vida perdidos. Dessa forma, depreende-se que o tabagismo é a maior causa evitável de adoecimento e mortes precoces.
Ademais, existem evidências de que o consumo de tabaco causa aterosclerose, doença cerebrovascular, doença isquêmica coronariana, doenças vasculares periféricas (DVPs). A despeito disto, urge a necessidade de medidas educativas-comportamentais para redução do risco de doenças vasculares.
OBJETIVOS: Educação em saúde para a população atendida no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV) sobre os impactos do tabagismo nas doenças vasculares a partir folders informativos. Tal proposta permite estabelecer conhecimento para tomada de decisões e reduzir fatores de risco das doenças vasculares.
DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a relação do tabagismo com as doenças vasculares no Pubmed e Lilacs para confecção de um folder informativo. O folder retrata como o tabagismo impacta nas doenças vasculares, além de apontar os benefícios em se parar de fumar.
O conteúdo foi escrito de forma clara e sucinta, com linguagem simples para potencializar o entendimento do público-alvo. As ações do projeto ocorrem no CISMIV, nas segundas, quartas e sextas-feiras, pela manhã, onde há a distribuição e explicação dos folders aos pacientes que aguardam consulta médica.
RESULTADOS: A população pôde perceber que o número de adoecimentos vasculares tem associação direta ao uso do tabaco, além de implicar nos agravos e óbitos gerados pelo uso elevado da droga. Com isso, propiciou-se a reflexão dos indivíduos sobre o tabagismo, de modo a impactar na ambivalência a despeito da prática. Sendo assim, foi estimulada a adoção de medidas preventivas e redutoras relacionadas ao desenvolvimento e exacerbação de doenças vasculares pelo uso do tabaco, incentivando o abandono do cigarro.
CONCLUSÕES: Pôde-se concluir que o tabagismo é uma doença crônica de alta prevalência, sobretudo na microrregião de Viçosa-MG. Notou-se que a comunidade em geral desconhece os efeitos da droga no sistema vascular e a fisiopatologia envolvida a partir do uso. A população pôde perceber os possíveis riscos e agravos que são coibidos com a limitação do tabagismo, de modo a impactar na tomada de condutas reducionistas.
Dessa forma, torna-se possível estabelecer uma estratégia de controle de risco para as doenças vasculares, promovendo a educação em saúde na microrregião de Viçosa e incentivando o abandono ao uso do tabaco. Assim, melhora-se o perfil de pacientes portadores das vasculopatias associadas ao tabagismo.
Palavras-chave Doenças Vasculares Periféricas, Tabagismo, Educação em Saúde
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.