Resumo |
Introdução: Atualmente, o mercado de trabalho tem exigido profissionais analíticos, reflexivos, criativos e qualificados, com suas ações pautadas em princípios éticos, legais, científicos e humanistas. Desse modo, vale ressaltar que tanto as Ligas Acadêmicas quanto os Projetos de Extensão são fundamentais para o desenvolvimento das competências supracitadas. As Ligas Acadêmicas têm como proposta a realização de grupos de estudos que realizam ações extracurriculares, focadas em temas singulares e que muitas vezes não são abordadas nas disciplinas de graduação. Ademais, são trabalhadas as competências técnico-científicas e altruísticas dos discentes e docentes participantes, visando o exercício da assistência voltada para a promoção de saúde do indivíduo e comunidade. No que se refere aos projetos de extensão, salienta-se que sua atuação é mais expressiva junto à comunidade, onde os estudantes e professores visam cooperar, por meio da participação ativa, com a população, propondo soluções e estratégias para resolução das demandas solicitadas. Nesse sentido, o evento “Ligas Day”, criado no ano de 2019, se configura como um meio de oportunizar a apresentação de todas as Ligas Acadêmicas, Projetos de Extensão e Atléticas relacionadas ao curso de Enfermagem para os estudantes recém-chegados ao curso. Objetivo: Relatar a experiência do Centro Acadêmico de Enfermagem na realização do evento Ligas Day para os calouros do curso de Enfermagem. Descrição das principais ações: O evento foi realizado em maio de 2022, com duração de 2 horas, no Hall do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa. As apresentações das atividades nos projetos foram conduzidas pelos integrantes dos mesmos, totalizando 9 Ligas Acadêmicas e 5 Projetos de Extensão. Para a exposição foram utilizados stands, panfletos, materiais do laboratório de Educação em saúde e elaborados pelas próprias ligas e projetos. Esse evento fez parte da programação de recepção dos calouros e contou com a participação de 30 alunos. Resultados: participaram do evento alunos que ingressaram no curso entre os anos de 2020 a 2022. Além da apresentação verbal, os representantes das ligas e projetos fizeram uso de recursos e materiais visuais e interativos, e esse dinamismo despertou um maior interesse dos estudantes em conhecer mais sobre as ligas e projetos do curso. Conclusão: O “Ligas Day” se constitui uma importante ferramenta para promover a integração dos calouros e conhecimento das oportunidades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelas Ligas e Projetos do curso de Enfermagem. Atrelado a isso, destaca-se a importância desse evento, uma vez que os alunos que ingressaram durante a pandemia não tiveram a oportunidade de integração com os outros estudantes do curso, além das possibilidades apresentadas de aprendizagem ao longo da formação, de como potencializar o trabalho multiprofissional e o desenvolvimento de competências necessárias ao futuro profissional. |