Resumo |
Nesse trabalho, realizado com estudantes do CAp-COLUNI, buscou-se apresentar uma breve introdução de alguns tópicos pertinentes à área de astronomia. Além de dar uma cultura ampla de conhecimentos, além do currículo vigente no ensino médio brasileiro, teve também o intuito de preparar os participantes para olimpíadas acadêmicas nacionais. Estas olimpíadas, normalmente abordam em seu conteúdo programático questões relativas a essa área do conhecimento. O cerne do projeto, consistiu na elaboração de um minicurso ministrado pelos estudantes voluntários à seus pares, de forma híbrida, contando com a utilização do software livre Stellarium e de outros recursos digitais. Durante os dias de apresentação, os participantes tiveram de forma sintetizada, um panorama do desenvolvimento dessa área do conhecimento, passando desde o período da antiguidade até a era dos avanços científicos durante os séculos XX e XXI. Foi trabalhado também, um pouco dos critérios que organizam os corpos celestes em suas respectivas categorias e da presença e distribuição desses astros no sistema solar. Por meio do Stellarium, foi demonstrado aos participantes formas de se orientar geograficamente por meio da esfera celeste, além dos fatores que levaram ao surgimento e aperfeiçoamento do estudo de constelações. Ademais, houve uma breve introdução do efeito Doppler relativístico, de sua relação com o surgimento do universo, utilizando como embasamento a teoria do Big Bang, e de sua importância para a determinação de características particulares de cada estrela. Durante os últimos dias do minicurso, foi apresentado aos participantes, os fundamentos da teoria da gravitação universal, das três leis de Kepler, e de sua respectiva importância no que se refere aos movimentos particulares de cada corpo celeste. Após o período das apresentações dos voluntários e do bolsista, foi enviado por meio da plataforma do Google Forms, um formulário com o intuito de avaliar o grau de satisfação dos participantes com a didática e com os conteúdos apresentados no minicurso. Além disso, foi separada 5 questões de vestibulares e de olimpíadas acadêmicas que envolvem tópicos de astronomia com o objetivo de aferir o conhecimento dos integrantes a respeito do tema trabalhado. Com este trabalho foi avaliado o interesse e o carecimento obtido com o estudo de astronomia. |