Resumo |
Introdução: A adolescência é a fase da vida na qual, em geral, hábitos e vícios são iniciados e escolhas e trajetórias são definidas. Nesse período da vida, fatores sociais, econômicos e culturais associados à história de vida do adolescente e da sua família podem ser determinantes no processo saúde-doença do indivíduo. Dessa maneira, a adolescência pode ser percebida como uma construção histórico-cultural e a saúde do adolescente pode ser analisada através de uma abordagem epidemiológica que acompanhe o indivíduo na sua trajetória de vida. Tais premissas baseiam-se na teoria sócio-histórica, que tem em Vygotsky sua principal representação, e no modelo epidemiológico de curso de vida. Objetivo: Realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a relação entre saúde bucal e a trajetória de vida do adolescente, a partir da perspectiva dos modelos teóricos epidemiológico e histórico-social de curso de vida. Metodologia: Foi conduzida uma revisão conceitual acerca do tema norteador e uma pesquisa bibliográfica com a busca dos seguintes descritores, em inglês: adolescent; life course approach; oral health; dental care; social determinants of health. Os artigos selecionados foram analisados e os dados coletados e utilizados nesta revisão. Resultados: Diferentes fatores do curso de vida foram associados ao processo saúde-doença bucal em adolescentes, em particular componentes comportamentais e socioeconômicos, como fatores sociodemográficos, educacionais e de assistência odontológica. Os estudos realizados com um desenho longitudinal, que coletaram os dados durante a trajetória de vida e utilizaram o modelo epidemiológico de curso de vida, são os mais indicados para demonstrar as cadeias de riscos em saúde bucal ao longo do tempo. Conclusão: A análise do curso de vida auxilia no entendimento da relação entre a saúde bucal e a trajetória de vida do adolescente, revelando os complexos caminhos pessoais e relacionais que afetam, em diferentes níveis, a saúde bucal do indivíduo. |