“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16627

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sheyla Omonte Neves
Orientador KARLA MARIA DAMIANO TEIXEIRA
Outros membros LILIAN PERDIGAO CAIXETA REIS
Título A saúde bucal e a trajetória de vida do adolescente: uma revisão narrativa da literatura
Resumo Introdução: A adolescência é a fase da vida na qual, em geral, hábitos e vícios são iniciados e escolhas e trajetórias são definidas. Nesse período da vida, fatores sociais, econômicos e culturais associados à história de vida do adolescente e da sua família podem ser determinantes no processo saúde-doença do indivíduo. Dessa maneira, a adolescência pode ser percebida como uma construção histórico-cultural e a saúde do adolescente pode ser analisada através de uma abordagem epidemiológica que acompanhe o indivíduo na sua trajetória de vida. Tais premissas baseiam-se na teoria sócio-histórica, que tem em Vygotsky sua principal representação, e no modelo epidemiológico de curso de vida. Objetivo: Realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a relação entre saúde bucal e a trajetória de vida do adolescente, a partir da perspectiva dos modelos teóricos epidemiológico e histórico-social de curso de vida. Metodologia: Foi conduzida uma revisão conceitual acerca do tema norteador e uma pesquisa bibliográfica com a busca dos seguintes descritores, em inglês: adolescent; life course approach; oral health; dental care; social determinants of health. Os artigos selecionados foram analisados e os dados coletados e utilizados nesta revisão. Resultados: Diferentes fatores do curso de vida foram associados ao processo saúde-doença bucal em adolescentes, em particular componentes comportamentais e socioeconômicos, como fatores sociodemográficos, educacionais e de assistência odontológica. Os estudos realizados com um desenho longitudinal, que coletaram os dados durante a trajetória de vida e utilizaram o modelo epidemiológico de curso de vida, são os mais indicados para demonstrar as cadeias de riscos em saúde bucal ao longo do tempo. Conclusão: A análise do curso de vida auxilia no entendimento da relação entre a saúde bucal e a trajetória de vida do adolescente, revelando os complexos caminhos pessoais e relacionais que afetam, em diferentes níveis, a saúde bucal do indivíduo.
Palavras-chave adolescência, saúde bucal, curso de vida
Forma de apresentação..... Painel
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