Outros membros |
Carina Lima Miranda Scarabelli, Daniela Aparecida da Silva, Marcela Benevenuto Ferreira, Maria Eduarda Quintão Miranda, Mariana Ferreira Goncalves de Mendonca, Michelle Macedo Rodrigues Agostinho, Natália Cristina Werkhaizer, Thaís Cupertino Fialho |
Resumo |
Introdução: O aparelho digestivo compreende boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus, como também o pâncreas e o fígado. Os sintomas relacionados às doenças nesses órgãos, e também associados aos efeitos colaterais de tratamentos oncológicos, como radioterapia e quimioterapia, afetam a qualidade de vida do indivíduo, sendo essencial o manejo nutricional adequado e individualizado a cada paciente. O NUTRIGASTRO é um programa de extensão do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa, com estudantes da graduação e pós-graduação, focado em atendimento nutricional gratuito para indivíduos com doenças do aparelho digestivo e em tratamento oncológico. O atendimento presencial ocorre na Divisão de Saúde/UFV e na Unidade de Atenção Especializada em Saúde (UAES). Entretanto durante o período de isolamento social, em decorrência da pandemia de COVID-19, houve a necessidade de mudança para atendimento remoto, amparado na Resolução nº 666, de 30 de setembro de 2020, do Conselho Federal de Nutricionistas disciplinando a teleconsulta, de forma a dar segurança aos atendimentos, tanto aos nutricionistas quanto aos pacientes, além de garantir o amparo nutricional aos mesmos. Objetivo: Descrever os resultados do atendimento nutricional na modalidade remota para indivíduos portadores de doenças e/ou manifestações do aparelho digestivo, e também pacientes em tratamento oncológico. Metodologia: Quantificar os atendimentos realizados via plataforma Google Meet, e analisar os resultados individuais perante a demanda de cada paciente, conforme relatos dados nos atendimentos de retorno. Os requisitos para se ter acesso ao atendimento eram dispor de algum equipamento eletrônico, possuir acesso a internet e preencher o formulário pré-consulta. Resultados: Foram atendidos 30 pacientes no período de fevereiro de 2021 a abril de 2022, totalizando 61 atendimentos (incluindo retornos). Foi observada boa adesão ao novo formato de atendimento e após orientações nutricionais e comportamentais, os pacientes obtiveram maior autonomia na escolha de alimentos, melhora no padrão alimentar, melhora nos sintomas relatados, consequentemente, melhora na qualidade de vida. Conclusão: O atendimento foi fundamental para ajudar os pacientes com doenças do aparelho digestivo e em tratamento oncológico a melhorar a qualidade de vida por meio de orientações nutricionais individualizadas. Conforme os resultados, foi possível concluir que a qualidade nos atendimentos do programa, no modo remoto, foi mantida. |