Resumo |
A manutenção preditiva consiste no monitoramento contínuo de variáveis das máquinas durante o trabalho - como temperatura, ruído e vibração. Com base na evolução desses parâmetros se pode acompanhar o nível de degradação e compará-lo ao limite que causará a falha do componente, possibilitando assim antecipar a troca do mesmo e evitar uma parada não planejada da máquina. A análise de vibrações tem sido uma das principais ferramentas empregadas na manutenção preditiva, em especial no monitoramento de elementos rotativos como os rolamentos. Através dos anos trabalhos vem sendo desenvolvidos de modo a relacionar alterações nas vibrações nessas máquinas com o surgimento de defeitos em rolamentos, no entanto, não se observa nesses trabalhos uma preocupação específica em relacionar as dimensões desses defeitos com os sinais de vibrações produzidos. O que permitiria estabelecer uma relação mais exata entre o sinal de vibração com a evolução da degradação deste tipo de componente. Assim a pesquisa em desenvolvimento se propõe a completar essa lacuna. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma etapa inicial que consiste na caracterização do rolamento através das dimensões dos elementos que compõem os rolamentos: pista interna, pista externa, gaiola e elementos girantes. Essas informações servirão de base para implementar o sistema de introdução de defeitos, que se dará na próxima etapa do estudo, que posteriormente servirá para desenvolver o sistema de análise de vibrações. Os defeitos introduzidos nas amostras (rolamentos) deverão ter suas dimensões alteradas de forma gradual e controlada de modo a estabelecer uma correlação entre o nível de vibração e a evolução da falha inserida, desde a fase incipiente do dano causado à superfície até estágios mais avançados. O rolamento analisado é o 1205K, do tipo autocompensador de esferas, da marca DHPT. Esse tipo de rolamento foi escolhido pela sua possibilidade de desmontagem, o que facilita o acesso às áreas onde serão inseridos os defeitos: pista interna, pista externa e esferas. O rolamento em questão é de duas pistas, com 12 esferas em cada uma, e ainda possui uma conicidade de 1:12 em seu diâmetro interno. Para maior precisão na análise mediu-se as dimensões do rolamento, utilizando um paquímetro, sendo elas: largura de 14,95±0,05 milímetros, diâmetro externo de 51,95±0,05 milímetros, diâmetro de esfera de 7,05±0,05 milímetros, diâmetro interno de 25,15±0,05 milímetros. Uma preocupação quanto a possibilidade de inserção do defeito é que rolamentos possuem, geralmente, elevada dureza. Testes iniciais na tentativa de inserção de defeitos foram realizados utilizando uma máquina de ensaio de dureza, onde o menor defeito que se conseguiu gerar foi da ordem de 300 micrometros. |