“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16564

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Inteligência Artificial
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Anna Clara Lasso Souza
Orientador THIAGO HENRIQUE NOGUEIRA
Outros membros Eduarda da Silva Gregorio
Título Meta-heurísticas para a solução do problema de sequenciamento de caminhões integrado com entrega em um centro de crossdocking com máquinas paralelas e incertezas nos tempos de viagem.
Resumo Dentro de um mercado cada vez mais competitivo e informatizado, tornou-se não só um diferencial, mas uma necessidade das empresas atuais, a busca pela satisfação dos clientes aliado a busca de preços mais justos para o consumidor final. Uma das estratégias que as companhias têm implementado desde o surgimento do Sistema Toyota de Produção e de metodologias como Seis Sigma é a redução do tempo e custos em toda a cadeia produtiva. Essa estratégia, que garante uma grande vantagem competitiva, está diretamente ligada a melhorias de processos e implementação de tecnologias mais eficientes, como a Inteligência Artificial (IA). A aplicação da inteligência artificial (IA) possibilita a identificação de padrões, criando soluções ótimas e modelos cada vez melhores e mais exatos. Nesse cenário, dentro das indústrias manufatureiras, é notório que um dos fatores mais críticos para perda de produtividade e consequente impacto nos lucros da empresa são as manutenções e quebras de máquinas. Dado a criticidade desse fator e da atual revolução tecnológica que o mundo vem passando, o presente estudo propõe um algoritmo de machine learning com base em dados históricos para prever a quebra de docas usadas em centro de Cross Dockings e utiliza essa informação como entrada para um framework de Cross Docking (CDC). Vale ressaltar que CDC é o conceito de logística que abrange o recebimento das mercadorias em um terminal inicial através dos caminhões de entrada e essas mercadorias são movidas diretamente para serem carregadas nos caminhões de saída no terminal de saída. Com esses resultados é possível definir a melhor estratégia de atuação no problema de sequenciamento de caminhões num centro de CDC. Sendo estas estratégias a proativa, em que antes da quebra há a parada do CDC para a manutenção, a corretiva, em que a manutenção ocorre após a quebra da máquina, e corretiva com prioridade, em que é estabelecido uma ordem de prioridade com base nas máquinas que possuem maiores chances de quebra.
Palavras-chave Inteligência Artificial, Machine Learning, Cross Docking
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.