Resumo |
Descrição do tema central: O portfólio reflexivo é uma ferramenta didática que auxilia no ensino-aprendizado, possibilitando ao estudante autonomia para construir seus próprios conhecimentos. Ademais, promove maior interação entre discente-docente bem como interação do estudante com seu itinerário de aprendizagem. O portfólio reflexivo permite aos estudantes compartilharem seus conhecimentos, desenvolverem senso crítico, criatividade, autoconhecimento, reflexões, trabalho em equipe, respeito a opiniões, planejamento e organização do tempo. Público alvo: estudantes da disciplina Políticas de Saúde no contexto do ensino remoto na UFV. Justificativa: Tendo como pressuposto que o portfólio viabiliza um processo de construção em equipe, com diversidade de opiniões e visões que desencadeia em um material rico em informações e vivências, o dispositivo pedagógico se fez coerente com a realidade do ensino remoto para promover o desenvolvimento de tais competências. Objetivo: relatar a experiência de construção do Web Portfólio Reflexivo e a sua importância para o conhecimento do discente. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de um Web Portfólio Reflexivo durante o ensino remoto. A construção do material foi de forma virtual, devido ao momento pandêmico. As instruções e a sua construção foram por meio da plataforma digital do Google Meet mediante reuniões que aconteciam semanalmente. Estrutura: conceito inicial de portfólio, trajetória de vida dos membros, espaço para criatividade (foi colocado um poema) e módulos com informações sobre o covid 19 no Brasil e em alguns países e a contribuição do SUS para esse momento. Por conseguinte, ao final de cada módulo foi feito sínteses reflexivas e levantamento de pontos fortes e pontos fracos adquiridos e, além disso, foi escrito a trajetória e os aprendizados do grupo ao longo da construção do portfólio. Nos encontros com a docente eram compartilhados os feedbacks do trabalho. Para pontuar a atividade foram disponibilizados instrumentos de autoavaliação, planejamento e relatórios do trabalho em equipe. Resultados. O Web Portfólio Reflexivo propiciou maior engajamento dos estudantes com a temática da Covid e com o desempenho do SUS durante a pandemia. Mobilizou nosso interesse pelo aprendizado de modo que a todo tempo estávamos, de forma leve, procurando notícias e evidências sobre o covid, a pandemia e as estratégias de enfrentamento induzidas pelo ministério da saúde. Assim, o aprendizado se incorporou ao nosso cotidiano e o processo reflexivo sobre a temática foi constante. Foi notória a evolução de todos os membros em relação a comunicação, empoderamento, trabalho em equipe, liderança, organização e planejamento do tempo e das atividades e aquisição de conhecimentos. Considerações finais: O Web Portfólio Reflexivo desenvolve competências de trabalho em equipe, organização, criatividade, identificação de lacunas no próprio conhecimento e identificação de intertextos. |