“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16514

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marina Bueno Fraga
Orientador BEATRIZ SANTANA CACADOR
Outros membros Aline Santana de Godoy, Lilian Ferreira Fietto, ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Título Web portfólio reflexivo “Menos Covid, mais SUS”: um relato de experiência.
Resumo Descrição do tema central: O portfólio reflexivo é uma ferramenta didática que auxilia no ensino-aprendizado, possibilitando ao estudante autonomia para construir seus próprios conhecimentos. Ademais, promove maior interação entre discente-docente bem como interação do estudante com seu itinerário de aprendizagem. O portfólio reflexivo permite aos estudantes compartilharem seus conhecimentos, desenvolverem senso crítico, criatividade, autoconhecimento, reflexões, trabalho em equipe, respeito a opiniões, planejamento e organização do tempo. Público alvo: estudantes da disciplina Políticas de Saúde no contexto do ensino remoto na UFV. Justificativa: Tendo como pressuposto que o portfólio viabiliza um processo de construção em equipe, com diversidade de opiniões e visões que desencadeia em um material rico em informações e vivências, o dispositivo pedagógico se fez coerente com a realidade do ensino remoto para promover o desenvolvimento de tais competências. Objetivo: relatar a experiência de construção do Web Portfólio Reflexivo e a sua importância para o conhecimento do discente. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de um Web Portfólio Reflexivo durante o ensino remoto. A construção do material foi de forma virtual, devido ao momento pandêmico. As instruções e a sua construção foram por meio da plataforma digital do Google Meet mediante reuniões que aconteciam semanalmente. Estrutura: conceito inicial de portfólio, trajetória de vida dos membros, espaço para criatividade (foi colocado um poema) e módulos com informações sobre o covid 19 no Brasil e em alguns países e a contribuição do SUS para esse momento. Por conseguinte, ao final de cada módulo foi feito sínteses reflexivas e levantamento de pontos fortes e pontos fracos adquiridos e, além disso, foi escrito a trajetória e os aprendizados do grupo ao longo da construção do portfólio. Nos encontros com a docente eram compartilhados os feedbacks do trabalho. Para pontuar a atividade foram disponibilizados instrumentos de autoavaliação, planejamento e relatórios do trabalho em equipe. Resultados. O Web Portfólio Reflexivo propiciou maior engajamento dos estudantes com a temática da Covid e com o desempenho do SUS durante a pandemia. Mobilizou nosso interesse pelo aprendizado de modo que a todo tempo estávamos, de forma leve, procurando notícias e evidências sobre o covid, a pandemia e as estratégias de enfrentamento induzidas pelo ministério da saúde. Assim, o aprendizado se incorporou ao nosso cotidiano e o processo reflexivo sobre a temática foi constante. Foi notória a evolução de todos os membros em relação a comunicação, empoderamento, trabalho em equipe, liderança, organização e planejamento do tempo e das atividades e aquisição de conhecimentos. Considerações finais: O Web Portfólio Reflexivo desenvolve competências de trabalho em equipe, organização, criatividade, identificação de lacunas no próprio conhecimento e identificação de intertextos.
Palavras-chave Aprendizagem, educação à distância, pandemias.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.