“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16459

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Germano Barcelos dos Santos
Orientador FABRICIO AGUIAR SILVA
Título Mobilidade Urbana: caracterização e soluções com base em grandes volumes de dados esparsos
Resumo Com o passar dos anos, a utilização de redes móveis aumentou exponencialmente, e a quantidade de informação baseada em eventos produzida mundialmente é cada vez maior. Os eventos de dispositivos móveis possuem características temporais e geoespaciais que ajudam no estudo de padrões e do perfil de comportamento dos usuários. Além disso, a análise dessas ocorrências é importante para o entendimento da mobilidade urbana. No entanto, essas características dos dados, juntamente com o grande volume, tornam essa análise uma tarefa árdua. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo extrair métricas de mobilidade, como, características do local visitado, quais são os estabelecimentos e suas respectivas categorias (café, supermercados, restaurantes, dentre outros), categorias de pontos de interesses: comércio, casa, trabalho, etc., raio de giro e ranking de recência, com o intuito de entender o perfil de um usuário de acordo com os seus eventos. Ademais, as extrações dessas características são utilizadas para entender o padrão de visita de cada usuário, considerando um intervalo de tempo, modelado como um grafo composto por vértices representados pelos locais recorrentemente visitados e arestas direcionadas que são as trajetórias com origem em um vértice e destino em outro vértice. Esse padrão de visita compõe o perfil de mobilidade de um indivíduo, um atributo importante para inferir os eventos que um usuário móvel realiza. Para atender a reusabilidade, integramos as estatísticas de mobilidade, as categorias do local visitado e o reconhecimento do padrão de mobilidade do usuário ao framework SENDAS (Scalable Enrichment for Mobility Datasets), desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Sistemas Pervasivos e Distribuídos (NESPeD). Com a adição das novas funcionalidades ao framework, as tarefas relacionadas à extração de perfil de mobilidade serão facilitadas. Além disso, com o suporte de grande volume de dados através do SENDAS, baseado no Spark, alinhamos a pesquisa científica com o mercado de trabalho, possibilitando o uso do estudo em ambiente real.
Palavras-chave Mobilidade Urbana, Análise Geoespacial, Dados Esparsos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.