Resumo |
A economia é ensinada em diversos cursos de diferentes áreas do conhecimento como matéria de base. Por conta do conteúdo ser mais específico e associar questões matemáticas com teoria, é essencial a utilização de metodologias ativas para estimular a atenção dos estudantes e melhorar a aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso do Modelo de Negócios - CANVAS aplicado na disciplina de Economia Rural (ERU 300), oferecida a estudantes de cursos de Ciências Agrárias na Universidade Federal de Viçosa. O CANVAS possibilita apresentar a organização de um empreendimento de modo criativo e visual, por meio de blocos nos quais as informações mais importantes são adicionadas, tais como a proposta de valor da empresa, público-alvo e suas características, canais de relacionamento com clientes e fornecedores, distribuição de mercadorias, concorrentes, fontes de receita e estrutura de custos. Assuntos como o consumidor e a demanda, a oferta e as firmas e comercialização são abordados na disciplina, podendo assim serem usados como base para o planejamento de um empreendimento, em associação com a teoria econômica. A pesquisa procurou avaliar se essa aplicação contribui para melhorar a percepção de motivação e de aprendizado dos estudantes, além de correlacionar o CANVAS a um melhor entendimento do conteúdo teórico da economia relacionando a disciplina com a criação de empreendimentos. Os dados da pesquisa foram coletados durante os Períodos Remotos (PER1 e PER2). Foram aplicados questionários semi-estruturados, nos quais os estudantes avaliavam suas percepções utilizando a Escala Likert. A metodologia ativa foi aplicada no PER 2, enquanto os estudantes do PER 1 formaram o grupo controle, ou seja, receberam conteúdo teórico idêntico, mas não realizaram nenhuma atividade envolvendo o CANVAS. Os questionários foram respondidos em sua maioria por estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia. Para análise dos dados utilizou-se o teste Mann-Whitney. Os resultados do teste indicaram que há diferença estatisticamente significativa na mediana de percepção de motivação (a 5% de significância) e de aprendizado (a 10%) dos estudantes. No PER 2, o percentual de estudantes que responderam que sua motivação e percepção de aprendizado foi alta ou muito alta e maior do que no PER 1. Além disso, destaca-se que 31% dos estudantes do PER 2 afirmaram que a utilização do CANVAS contribuiu muito para a compreensão da parte teórica da disciplina. De modo geral, há indícios de que o CANVAS contribuiu para melhorar a percepção de aprendizado dos estudantes e também para aumento de sua motivação. A metodologia teve resultados positivos, podendo-se concluir que a aplicação do CANVAS na ERU 300 pode contribuir para tornar a aprendizagem mais significativa. |