“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16455

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Economia
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Jadhe de Souza Damasceno
Orientador DENIS ANTONIO DA CUNHA
Título Modelo de Negócios (CANVAS) como metodologia ativa no ensino de economia para estudantes de Ciências Agrárias
Resumo A economia é ensinada em diversos cursos de diferentes áreas do conhecimento como matéria de base. Por conta do conteúdo ser mais específico e associar questões matemáticas com teoria, é essencial a utilização de metodologias ativas para estimular a atenção dos estudantes e melhorar a aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso do Modelo de Negócios - CANVAS aplicado na disciplina de Economia Rural (ERU 300), oferecida a estudantes de cursos de Ciências Agrárias na Universidade Federal de Viçosa. O CANVAS possibilita apresentar a organização de um empreendimento de modo criativo e visual, por meio de blocos nos quais as informações mais importantes são adicionadas, tais como a proposta de valor da empresa, público-alvo e suas características, canais de relacionamento com clientes e fornecedores, distribuição de mercadorias, concorrentes, fontes de receita e estrutura de custos. Assuntos como o consumidor e a demanda, a oferta e as firmas e comercialização são abordados na disciplina, podendo assim serem usados como base para o planejamento de um empreendimento, em associação com a teoria econômica. A pesquisa procurou avaliar se essa aplicação contribui para melhorar a percepção de motivação e de aprendizado dos estudantes, além de correlacionar o CANVAS a um melhor entendimento do conteúdo teórico da economia relacionando a disciplina com a criação de empreendimentos. Os dados da pesquisa foram coletados durante os Períodos Remotos (PER1 e PER2). Foram aplicados questionários semi-estruturados, nos quais os estudantes avaliavam suas percepções utilizando a Escala Likert. A metodologia ativa foi aplicada no PER 2, enquanto os estudantes do PER 1 formaram o grupo controle, ou seja, receberam conteúdo teórico idêntico, mas não realizaram nenhuma atividade envolvendo o CANVAS. Os questionários foram respondidos em sua maioria por estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia. Para análise dos dados utilizou-se o teste Mann-Whitney. Os resultados do teste indicaram que há diferença estatisticamente significativa na mediana de percepção de motivação (a 5% de significância) e de aprendizado (a 10%) dos estudantes. No PER 2, o percentual de estudantes que responderam que sua motivação e percepção de aprendizado foi alta ou muito alta e maior do que no PER 1. Além disso, destaca-se que 31% dos estudantes do PER 2 afirmaram que a utilização do CANVAS contribuiu muito para a compreensão da parte teórica da disciplina. De modo geral, há indícios de que o CANVAS contribuiu para melhorar a percepção de aprendizado dos estudantes e também para aumento de sua motivação. A metodologia teve resultados positivos, podendo-se concluir que a aplicação do CANVAS na ERU 300 pode contribuir para tornar a aprendizagem mais significativa.
Palavras-chave Economia rural, Motivação, Percepção de aprendizado
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.