Resumo |
A gestão é um ponto crucial dentro das organizações, pois se trata de uma coordenação eficiente de recursos a fim de alcançar determinados objetivos. Para que eles sejam atingidos, torna-se necessário que haja um conhecimento adequado dos gestores acerca de temas como planejamento, organização, direção, controle dos processos e colaboradores. O presente trabalho visa auxiliar os dirigentes da Super Cabo, empresa provedora de internet e de TV por assinatura, com atuação em Caratinga e Viçosa-MG, quanto ao conhecimento gerencial a fim de que eles possam utilizar ferramentas técnicas no seu cotidiano para realizarem tomadas de decisão mais concisas e baseadas em uma cultura de dados. Essa cultura dá importância à utilização eficiente dos dados a fim de que as decisões dos gestores possuam justificativa condizente baseada em informações assertivas e não apenas em experiências passadas. Ademais, o projeto objetiva auxiliar a empresa nas mudanças estruturais que ocorreram recentemente, a fim de que os procedimentos que devem ser desenvolvidos cotidianamente estejam em consonância com os gestores da organização. Com isso, o trabalho promove o controle e melhoria contínua dos processos existentes dentro da empresa. Para que os objetivos possam ser alcançados, foi estabelecida uma metodologia a partir de métodos iterativos de gestão, subdivididas em quatro pacotes, que são: Ciclo PDCA, Mentorias e Orientações no Processo Sucessório, Governança e Gerenciamento, e Formação e Capacitação dos Colaboradores. O primeiro tem o objetivo de avaliar como o ciclo PDCA está funcionando, além de promover treinamentos a respeito de métodos e ferramentas da Qualidade com os gestores. Concomitante a isso, há a verificação da efetividade dos indicadores já existentes na empresa e um estudo dos processos a fim de ponderar a necessidade de novos indicadores. O segundo tem o objetivo de identificar as demandas e os desafios da administração da empresa através de entrevistas com os dirigentes para identificação das adversidades e construção de planos de ação, além de realizar um monitoramento desses planos. O terceiro tem o objetivo de definir as alçadas para os cargos, com a verificação dos códigos de ética e conduta, além da modificação de documentos de descrição de cargos e do organograma da empresa. O quarto tem o objetivo de realizar um mapeamento das competências dos gestores e de realizar treinamentos pertinentes às necessidades observadas. Com a realização das atividades supracitadas, observa-se que a equipe gerencial da empresa atua de forma mais sinérgica e questionadora, com redução de falhas na comunicação interna entre as áreas, com um grande aumento da utilização de ferramentas gerenciais nas tomadas de decisão mostradas em reuniões de discussão e com aumento no atingimento de metas. Isso evidencia a importância da gestão nas organizações e auxilia na harmonia das equipes e no atingimento de objetivos estabelecidos. |