Resumo |
Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é um distúrbio metabólico que apresenta várias complicações, dentre elas a neuropatia periférica e o pé diabético. No contexto de organização dos serviços de saúde, o enfermeiro é um profissional estratégico no manejo do cuidado a este público. Dentro desta perspectiva, o projeto de extensão, desenvolvido pelo curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa desde o ano de 2012 num centro de referência secundário para pessoas com doenças crônicas, tem como foco das ações promover consultas de Enfermagem aos pacientes com DM, para rastreamento de neuropatia e tratamento de úlceras diabéticas, além de ações educativas individuais e coletivas voltadas à promoção da saúde e prevenção de agravos. Objetivos: Realizar assistência integral de Enfermagem aos pacientes diabéticos, sob risco de desenvolver e/ou portadores de lesões cutâneas atendidos no Centro Estadual de Atenção Especializada do município de Viçosa, Minas Gerais. Descrição das principais ações: planejamento e realização de 14 salas de espera; atendimento aos pacientes com diabetes portadores de úlceras crônicas na “Sala do pé diabético”, com elaboração de plano de cuidados individualizado; auxílio na realização de testes para avaliação neuropática e vascular; realização de acolhimento e consultas de Enfermagem de primeira vez e de retorno; atualização e impressão de material educativo (folder) sobre cuidados com os pés; organização de um curso com a participação de 30 pessoas, com o tema “Tratamento de feridas e curativos”; reuniões semanais com o orientador para organização e planejamento das atividades. Resultados alcançados até o momento: desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências importantes na formação do enfermeiro: trabalho em equipe, comunicação, habilidades para a prática educativa, planejamento, acolhimento e vínculo com os usuários, criatividade, avaliação dos resultados, além dos conhecimentos sobre avaliação de feridas e tratamentos realizados (limpeza, desbridamento, indicação e aplicação de coberturas). Com relação aos usuários e ao serviço, as práticas educativas nas salas de espera e as atividades de acolhimento contribuem para o diálogo e estreitamento de vínculo com os pacientes, sendo um momento para esclarecimento de dúvidas e relatos de suas histórias. Ademais, os materiais educativos que são entregues aos usuários e suas famílias, de forma dialogada, melhoram o vínculo e auxiliam na apreensão de conhecimentos sobre os cuidados com os pés, implicando na melhoria do cuidado e autocuidado domiciliar. Conclusão: a partir das atividades realizadas, percebe-se que os usuários se despertam para a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis, empoderando-se no autocuidado. Para o estudante, são aperfeiçoadas as competências inscritas nos quatro pilares da educação, saber conhecer, fazer, conviver e ser, indispensáveis à prática do cuidado integral, além da ampliação da compreensão da relação universidade-sociedade. |