“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16446

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Aline Santana de Godoy
Orientador ERICA TOLEDO DE MENDONCA
Outros membros Fernanda Magalhaes de Souza Nascimento, Nádia Aparecida Soares Diogo, TIAGO RICARDO MOREIRA
Título Assistência de Enfermagem na sala do pé diabético: promoção da saúde e prevenção de agravos aos indivíduos atendidos num centro de referência secundário.
Resumo Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é um distúrbio metabólico que apresenta várias complicações, dentre elas a neuropatia periférica e o pé diabético. No contexto de organização dos serviços de saúde, o enfermeiro é um profissional estratégico no manejo do cuidado a este público. Dentro desta perspectiva, o projeto de extensão, desenvolvido pelo curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa desde o ano de 2012 num centro de referência secundário para pessoas com doenças crônicas, tem como foco das ações promover consultas de Enfermagem aos pacientes com DM, para rastreamento de neuropatia e tratamento de úlceras diabéticas, além de ações educativas individuais e coletivas voltadas à promoção da saúde e prevenção de agravos. Objetivos: Realizar assistência integral de Enfermagem aos pacientes diabéticos, sob risco de desenvolver e/ou portadores de lesões cutâneas atendidos no Centro Estadual de Atenção Especializada do município de Viçosa, Minas Gerais. Descrição das principais ações: planejamento e realização de 14 salas de espera; atendimento aos pacientes com diabetes portadores de úlceras crônicas na “Sala do pé diabético”, com elaboração de plano de cuidados individualizado; auxílio na realização de testes para avaliação neuropática e vascular; realização de acolhimento e consultas de Enfermagem de primeira vez e de retorno; atualização e impressão de material educativo (folder) sobre cuidados com os pés; organização de um curso com a participação de 30 pessoas, com o tema “Tratamento de feridas e curativos”; reuniões semanais com o orientador para organização e planejamento das atividades. Resultados alcançados até o momento: desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências importantes na formação do enfermeiro: trabalho em equipe, comunicação, habilidades para a prática educativa, planejamento, acolhimento e vínculo com os usuários, criatividade, avaliação dos resultados, além dos conhecimentos sobre avaliação de feridas e tratamentos realizados (limpeza, desbridamento, indicação e aplicação de coberturas). Com relação aos usuários e ao serviço, as práticas educativas nas salas de espera e as atividades de acolhimento contribuem para o diálogo e estreitamento de vínculo com os pacientes, sendo um momento para esclarecimento de dúvidas e relatos de suas histórias. Ademais, os materiais educativos que são entregues aos usuários e suas famílias, de forma dialogada, melhoram o vínculo e auxiliam na apreensão de conhecimentos sobre os cuidados com os pés, implicando na melhoria do cuidado e autocuidado domiciliar. Conclusão: a partir das atividades realizadas, percebe-se que os usuários se despertam para a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis, empoderando-se no autocuidado. Para o estudante, são aperfeiçoadas as competências inscritas nos quatro pilares da educação, saber conhecer, fazer, conviver e ser, indispensáveis à prática do cuidado integral, além da ampliação da compreensão da relação universidade-sociedade.
Palavras-chave Diabetes, Enfermagem, Cuidado
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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