Resumo |
O ensino de língua inglesa ocupa o lugar privilegiado na educação básica brasileira sendo o único idioma estrangeiro a ser aprendido formalmente no Ensino Fundamental e Médio, uma vez que é “compreendida como língua de caráter global – pela multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções na contemporaneidade –, assumindo seu viés de língua franca” (BNCC, p. 484). É também o idioma que viabiliza a comunicação científica de âmbito internacional (KUMARAVADIVELU, 2006; RAJAGOPALAN, 2009, 2014; FINARDI; PORCINO, 2015; GUIMARÃES; FINARDI; CASOTTI, 2019). Acreditamos no papel a ser desenvolvido pelos professores para que a aprendizagem de língua inglesa possa atender as demandas educacionais e globais da atualidade e, por isso, este projeto de pesquisa longitudinal se volta para a formação inicial de professores e se apresenta como um estudo investigativo e interventivo para o desenvolvimento de competências linguísticas e profissionais de novos professores. Temos como objetivo investigar e analisar os investimentos e as comunidades imaginadas nas experiências de aprendizagem e de capacitação docente de estudantes de Letras, graduandos na habilitação Português/Inglês e suas Literaturas. O aporte teórico está fundamentado nos pressupostos da pesquisa experiencial (MICCOLI 2014; MICCOLI, BAMBIRRA, VIANINI, 2020), das pesquisas realizadas por Norton e demais autores sobre identidades, investimentos e comunidades imaginadas de aprendizes de inglês (NORTON, 2001, 2013, 2017; KANNO & NORTON, 2003; PAVLEMKO & NORTON, 2007; DARVIN & NORTON, 2015; KHARCHENKO, 2014; WU, 2017) e pesquisas sobre componentes motivacionais (DÖRNYEI, 2009; BAMBIRRA, 2009, ZANOTELI & BAMBIRRA 2019). Ao final de cada período letivo do processo de formação desses estudantes, será aplicado um questionário e serão coletadas narrativas visuais e escritas além da participação dos estudantes em grupo focal. A análise será feita com base no marco teórico de experiências e estudos subsequentes (ARRUDA, 2014, 2017; ZANOTELI, 2019; GONTIJO, 2022), como também, através dos componentes descritos na Gramática do Design Visual (KRESS e van LEEUWEN, [1996] 2006, 2001) para a análise de imagens. Neste trabalho, faremos um recorte da primeira etapa da pesquisa, no qual apresentamos o perfil dos estudantes participantes, os aspectos motivacionais que os levaram a escolher Letras, relatamos o investimento na aprendizagem da língua inglesa e descrevemos quais comunidades imaginadas os estudantes almejam pertencer enquanto aprendizes e futuros professores de LI. Como conclusão, apontamos a importância de um espaço de reflexão e de formação para o comprometimento com a aprendizagem de inglês e a capacitação de novos professores para atender as demandas profissionais da atualidade (IMBERÓN, 2009, 2011; NÓVOA, 2017). |