“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16440

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Eneida Stephanie Pereira dos Santos Carvalho Costacurta de Aguiar
Orientador HILDA SIMONE HENRIQUES COELHO
Título Responsabilizar-se e investir: o desenvolvimento de competências de estudantes de língua inglesa em formação inicial
Resumo O ensino de língua inglesa ocupa o lugar privilegiado na educação básica brasileira sendo o único idioma estrangeiro a ser aprendido formalmente no Ensino Fundamental e Médio, uma vez que é “compreendida como língua de caráter global – pela multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções na contemporaneidade –, assumindo seu viés de língua franca” (BNCC, p. 484). É também o idioma que viabiliza a comunicação científica de âmbito internacional (KUMARAVADIVELU, 2006; RAJAGOPALAN, 2009, 2014; FINARDI; PORCINO, 2015; GUIMARÃES; FINARDI; CASOTTI, 2019). Acreditamos no papel a ser desenvolvido pelos professores para que a aprendizagem de língua inglesa possa atender as demandas educacionais e globais da atualidade e, por isso, este projeto de pesquisa longitudinal se volta para a formação inicial de professores e se apresenta como um estudo investigativo e interventivo para o desenvolvimento de competências linguísticas e profissionais de novos professores. Temos como objetivo investigar e analisar os investimentos e as comunidades imaginadas nas experiências de aprendizagem e de capacitação docente de estudantes de Letras, graduandos na habilitação Português/Inglês e suas Literaturas. O aporte teórico está fundamentado nos pressupostos da pesquisa experiencial (MICCOLI 2014; MICCOLI, BAMBIRRA, VIANINI, 2020), das pesquisas realizadas por Norton e demais autores sobre identidades, investimentos e comunidades imaginadas de aprendizes de inglês (NORTON, 2001, 2013, 2017; KANNO & NORTON, 2003; PAVLEMKO & NORTON, 2007; DARVIN & NORTON, 2015; KHARCHENKO, 2014; WU, 2017) e pesquisas sobre componentes motivacionais (DÖRNYEI, 2009; BAMBIRRA, 2009, ZANOTELI & BAMBIRRA 2019). Ao final de cada período letivo do processo de formação desses estudantes, será aplicado um questionário e serão coletadas narrativas visuais e escritas além da participação dos estudantes em grupo focal. A análise será feita com base no marco teórico de experiências e estudos subsequentes (ARRUDA, 2014, 2017; ZANOTELI, 2019; GONTIJO, 2022), como também, através dos componentes descritos na Gramática do Design Visual (KRESS e van LEEUWEN, [1996] 2006, 2001) para a análise de imagens. Neste trabalho, faremos um recorte da primeira etapa da pesquisa, no qual apresentamos o perfil dos estudantes participantes, os aspectos motivacionais que os levaram a escolher Letras, relatamos o investimento na aprendizagem da língua inglesa e descrevemos quais comunidades imaginadas os estudantes almejam pertencer enquanto aprendizes e futuros professores de LI. Como conclusão, apontamos a importância de um espaço de reflexão e de formação para o comprometimento com a aprendizagem de inglês e a capacitação de novos professores para atender as demandas profissionais da atualidade (IMBERÓN, 2009, 2011; NÓVOA, 2017).
Palavras-chave formação de professores, ensino de línguas estrangeiras, gramática do design visual
Forma de apresentação..... Painel
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