Resumo |
Este projeto nasceu da parceria entre a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa e o Grupo de Pesquisa e Ação em Educação do Campo da Universidade Federal de Ouro Preto. Parte da concepção e pressupostos da Educação do Campo e da Agroecologia, com uma perspectiva educacional que reivindica a função social da escola do campo, promovendo a educação contextualizada, vinculando os conteúdos curriculares aos processos sociais comunitários. A Agroecologia é vista como parte do projeto de sociedade que entende o campo como espaço de (re)produção da vida, de alimentos saudáveis, em qualidade e quantidade suficiente para abastecer a população e da regeneração e conservação da socioagrobiodiversidade. A Agroecologia, portanto, se coloca como matriz pedagógica da ação extensionista prevista neste projeto, sendo utilizada como base interrogativa das Ciências da Natureza, permitindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e contribuindo com a aprendizagem ativa nas escolas, aproximando a prática docente da realidade dos educandos. Os objetivos deste projeto foram: i) Difundir a Agroecologia em escolas do campo; ii) Apoiar o trabalho de professores da educação básica de cinco escolas do campo e iii) Discutir a Agroecologia como matriz pedagógica da Educação do Campo. Estiveram envolvidos professores e gestores de cinco escolas do campo de quatro municípios: Escola Estadual Padre José Epifânio (Barra Longa); Escola Estadual Cel. Nicolau Sampaio (Diogo de Vasconcelos); Escola Estadual José Leandro (Ouro Preto); Escola Estadual Monsenhor Morais e Escola Estadual Cônego Braga (Mariana). Foram realizados encontros de formação sobre o PNAE, Agrobiodiversidade e Agroecologia na Educação do Campo. Foram gerados, em diálogo com as escolas, cinco materiais didáticos: i) Dois guias para se trabalhar temas geradores a partir da Agroecologia em escolas do campo, sendo um voltado para a Soberania alimentar e outro para as Práticas Agroecológicas; ii) Uma cartilha sobre alimentação saudável na escola do campo; iii) Uma cartilha sobre o uso de tecnologias sociais da Agroecologia no ensino de ciências da natureza; iv) Um jogo de ensino e aprendizagem sobre Agroecologia. Foi elaborado também um livro intitulado “Educação do Campo e Agroecologia: princípios pedagógicos e experiências educativas na formação de educadores”. Os produtos citados acima se encontram em fase final de edição e serão disponibilizados para as escolas do campo e cursos de formação de educadores. A disponibilização de materiais didáticos contextualizados, assim como a formação especializada de educadores, são desafios reconhecidos, a serem superados, no contexto da Educação do Campo. Avaliamos que o presente projeto alcançou os objetivos propostos e traz contribuições efetivas para a inserção de temáticas relacionadas à Agroecologia nas matrizes pedagógicas das escolas do campo, estimulando a interdisciplinaridade, a problematização e a aprendizagem significativa. |