“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16425

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Alice Adnet Moura da Silva
Orientador FELIPE NOGUEIRA BELLO SIMAS
Outros membros Carlos Vinicius Batista Pinto, Clarice Santana da Silva, FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE, MARCIO GOMES DA SILVA
Título Educação do campo e Agroecologia: processos educativos com escolas do campo visando a soberania e segurança alimentar
Resumo Este projeto nasceu da parceria entre a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa e o Grupo de Pesquisa e Ação em Educação do Campo da Universidade Federal de Ouro Preto. Parte da concepção e pressupostos da Educação do Campo e da Agroecologia, com uma perspectiva educacional que reivindica a função social da escola do campo, promovendo a educação contextualizada, vinculando os conteúdos curriculares aos processos sociais comunitários. A Agroecologia é vista como parte do projeto de sociedade que entende o campo como espaço de (re)produção da vida, de alimentos saudáveis, em qualidade e quantidade suficiente para abastecer a população e da regeneração e conservação da socioagrobiodiversidade. A Agroecologia, portanto, se coloca como matriz pedagógica da ação extensionista prevista neste projeto, sendo utilizada como base interrogativa das Ciências da Natureza, permitindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e contribuindo com a aprendizagem ativa nas escolas, aproximando a prática docente da realidade dos educandos. Os objetivos deste projeto foram: i) Difundir a Agroecologia em escolas do campo; ii) Apoiar o trabalho de professores da educação básica de cinco escolas do campo e iii) Discutir a Agroecologia como matriz pedagógica da Educação do Campo. Estiveram envolvidos professores e gestores de cinco escolas do campo de quatro municípios: Escola Estadual Padre José Epifânio (Barra Longa); Escola Estadual Cel. Nicolau Sampaio (Diogo de Vasconcelos); Escola Estadual José Leandro (Ouro Preto); Escola Estadual Monsenhor Morais e Escola Estadual Cônego Braga (Mariana). Foram realizados encontros de formação sobre o PNAE, Agrobiodiversidade e Agroecologia na Educação do Campo. Foram gerados, em diálogo com as escolas, cinco materiais didáticos: i) Dois guias para se trabalhar temas geradores a partir da Agroecologia em escolas do campo, sendo um voltado para a Soberania alimentar e outro para as Práticas Agroecológicas; ii) Uma cartilha sobre alimentação saudável na escola do campo; iii) Uma cartilha sobre o uso de tecnologias sociais da Agroecologia no ensino de ciências da natureza; iv) Um jogo de ensino e aprendizagem sobre Agroecologia. Foi elaborado também um livro intitulado “Educação do Campo e Agroecologia: princípios pedagógicos e experiências educativas na formação de educadores”. Os produtos citados acima se encontram em fase final de edição e serão disponibilizados para as escolas do campo e cursos de formação de educadores. A disponibilização de materiais didáticos contextualizados, assim como a formação especializada de educadores, são desafios reconhecidos, a serem superados, no contexto da Educação do Campo. Avaliamos que o presente projeto alcançou os objetivos propostos e traz contribuições efetivas para a inserção de temáticas relacionadas à Agroecologia nas matrizes pedagógicas das escolas do campo, estimulando a interdisciplinaridade, a problematização e a aprendizagem significativa.
Palavras-chave Educação do Campo, Agroecologia, Soberania Alimentar
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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