“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16403

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mariana Bueno Reis
Orientador RICARDO WAGNER DE MENDONCA TRIGO
Outros membros Ana Vitoria Paes Araújo, Dara Tatiane Gonçalves Sousa, Larissa Quintão Guilherme, Vanessa Luiza Oliveira Silva
Título Análise da aptidão física em escolares praticantes de um projeto de futebol no contra turno escolar
Resumo INTRODUÇÃO: A Aptidão Física é um dos fatores biológicos que pode contribuir com a proteção do organismo ao aparecimento e ao desenvolvimento de distúrbios, que são resultantes do comprometimento funcional do organismo, dessa forma, a avaliação da Aptidão Física deve ser um alvo de mais atenção nas aulas de Educação Física escolar, pois nos fornece subsídios para a elaboração de um planejamento de atividades e conteúdo, que possibilitem a melhora desta. OBJETIVO: analisar os níveis de aptidão física relacionada à saúde em escolares com idade entre 7 e 15 anos, praticantes de um projeto de futebol no contraturno escolar na cidade de João Monlevade/MG, além de levantar os dados relativos ao índice de massa corporal (IMC), relação cintura estatura (RCE), flexibilidade, força de membros superiores, resistência abdominal, aptidão cardiorrespiratória e velocidade, e classificar os participantes do estudo na zona de risco à saúde (ZRS) ou zona saudável (ZS). METODOLOGIA: Esta pesquisa se caracteriza como exploratória, descritiva, através de uma pesquisa de campo, na qual foi aplicada a bateria de testes do PROESP-BR. A amostra foi composta de 42 escolares do sexo masculino. As variáveis analisadas foram: IMC, RCE, flexibilidade, potência de membros superiores, velocidade, aptidão cardiorrespiratória e resistência abdominal medidos utilizando o protocolo PROESP–BR. Para análise de dados utilizamos a média e desvio padrão das variáveis, de forma geral e também de acorda com as idades, além de utilizar os parâmetros do PROESP-BR para enquadrar a amostra em ZS ou ZRS. RESULTADOS: Após a coleta e tabulação dos dados, pode-se observar que a amostra se encontra na ZS nas variáveis de IMC, RCE, aptidão cardiorrespiratória, velocidade e força de membros superiores, enquanto se encontram em ZRS nas variáveis de resistência abdominal e flexibilidade, sendo esta última em escala mais crítica. CONCLUSÕES: verifica-se que a maioria das crianças se enquadram na ZS na análise da aptidão física, porém nas variáveis de flexibilidade e resistência abdominal a maior parte delas obteve resultados considerados críticos, o que causa uma preocupação, uma vez que isso pode causar um maior risco das crianças e adolescentes desenvolverem distúrbios posturais, pelo enfraquecimento e encurtamento das musculaturas estabilizadoras da coluna vertebral, como os músculos abdominais e dorsais, a curto, médio e longo prazo. Com os resultados obtido através dessa pesquisa, faz se necessário que estratégias de intervenção sejam aplicadas para que se alcance da ZS em todas as variáveis avaliadas. Além disso, o estudo possibilitou um olhar mais aguçado para o que, e em que, os alunos precisam melhorar, tanto de forma individual quanto em grupo.
Palavras-chave Aptidão Física, Saúde, Futebol.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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