“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16392

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Comunicação
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Sabrina Mendes Domingues
Orientador PABLO MURTA BAIAO ALBINO
Outros membros Rafael Castilho Moreira Guedes
Título Inserção de pequenos negócios nas plataformas de redes sociais: apoio ao projeto “Acesso a Mercados e Programa de Fomento à Agricultura - Ampliação da capacidade produtiva e geração de renda”.
Resumo Com a tecnologia cada vez mais presente em nosso cotidiano, a forma como as pessoas interagem com o mundo digital vem sendo remodelada. O uso das mídias sociais pelos consumidores tem sido uma tendência crescente, transformando-as em ferramentas indispensáveis para empreendedores, principalmente por seu baixo custo e seu grande alcance. Nesta perspectiva, partindo da Pandemia da Covid-19, que impacta o Brasil desde o ano de 2020, este projeto foi idealizado para mitigar as perdas em vendas/contratações que os agricultores familiares sofreram, inserindo estes produtores rurais nas plataformas de redes sociais, os estimulando a explorar novos canais de vendas e a promover um melhor relacionamento com seus clientes, aumentando, dessa forma, a visibilidade de seus produtos e serviços, com a intenção de promover a geração de renda. Neste sentido, este projeto objetiva a inclusão digital de produtores da agricultura familiar, na região da Bacia do Rio Doce, na Zona da Mata de Minas Gerais, mais precisamente nos municípios de Brumadinho e Mario Campos, dando suporte à base já consolidada de atendimento do projeto “Acesso a Mercados e Programa de Fomento à Agricultura - Ampliação da capacidade produtiva e geração de renda”. O foco principal de atuação é o de fornecer capacitações e suportes aos produtores, de forma remota, para que os mesmos possam desenvolver competências para gerir suas redes sociais e, consequentemente, gerarem mais renda. O desenvolvimento das atividades se iniciaram em dezembro de 2021 e, ao longo do tempo, foram realizadas revisões, estudos e atualizações das cartilhas já existentes, com o adendo da criação de uma nova cartilha, tornando o material ainda mais completo. Ademais, foram criados e editados vídeos didáticos adicionais, com a explicação de alguns passos básicos, para os novos tópicos das cartilhas. Para os meses finais de execução do projeto (julho, agosto e setembro), serão realizadas as capacitações/mentorias via Google Meet, visando auxiliar os produtores na criação e manutenção das redes sociais. A prestação de suporte será realizada neste mesmo período, de modo a fornecer assistência aos produtores após as mentorias, trabalhando sobre as dúvidas e dificuldades de execução que possam surgir. No contexto geral espera-se que o projeto seja de grande importância para o desenvolvimento dos produtores rurais, visto que o universo das redes sociais vem se tornando cada vez maior, possibilitando sua exploração em busca de complementação de renda. Para a equipe de execução do projeto, reforça-se a importância da formação do extensionista, aproximando o estudante ao mundo exterior à Universidade Federal de Viçosa, promovendo experiências pessoais e profissionais.
Palavras-chave Redes sociais, geração de renda, agricultores familiares.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.