“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16366

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Jordana Maciel Campos
Orientador LUCIANO JOSE MINETTE
Outros membros Carolina Silva Teixeira, FLAVIA BATISTA BARBOSA DE SA DIAZ, Victória Nepomuceno dos Santos
Título Conhecimento de estudantes fora da área da saúde a respeito de ações de primeiros socorros.
Resumo Introdução: Primeiros socorros são procedimentos básicos realizados visando garantir um atendimento rápido aos pacientes que estão em situações de emergências, objetivando evitar uma piora do quadro até o atendimento profissional. Os problemas causados por acidentes ou lesões necessitam quase sempre de um atendimento emergencial. Segundo Alves et al (2017), existem ainda muitas dúvidas, falta de conhecimento e equívocos quando se trata da necessidade de ajudar as pessoas em situações traumáticas, visto que a maioria da população não pertence à área da saúde e não sabe como agir nessas situações. Objetivos: Avaliar o impacto do curso de treinamento básico em primeiros socorros no aprendizado de estudantes de fora da área da saúde que participaram do mesmo. Metodologia: Estudo descritivo realizado com estudantes de cursos de engenharia de uma universidade pública localizada na zona da mata mineira. Os dados foram obtidos em fevereiro de 2022 durante o oferecimento de um curso de primeiros socorros. O curso foi realizado de maneira online devido ao cenário epidemiológico da época em relação ao Covid-19. A coleta de dados ocorreu por meio de dois formulários com questões fechadas, sendo um disponibilizado antes do treinamento, chamado de pré-teste, e outro ao final, denominado pós-teste. Após o preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, 15 estudantes aceitaram responder ambos questionários. Ao todo, foram sete (7) questões específicas relacionadas aos seguintes temas abordados no curso: hemorragias, parada cardiorrespiratória, acidente com animais peçonhentos, fraturas, crises convulsivas, engasgo e asfixia. Os dados foram organizados em gráficos e tabelas e depois foi realizada média dos acertos e erros dos participantes. O estudo atendeu os preceitos éticos para pesquisas envolvendo seres humanos e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Viçosa (Parecer Nº 5.109.082). Resultados: segundo informações colhidas no pré-teste, a maioria (93,33%) nunca havia participado de um treinamento de primeiros socorros e todos os participantes achavam importante aprender sobre. Além disso, a média de erros nas questões específicas foi de 33,31%. Já no pós-teste, todos apontaram que o curso agregou conhecimentos relevantes à sua prática profissional e a taxa de acertos nas questões específicas foi de 87,61%, reduzindo a média de erros para 12,39%. Conclusão: neste estudo, o conhecimento adquirido pelos participantes foi satisfatório, indicando que mesmo com as limitações do método online, os treinamentos básicos em primeiros socorros são uma importante fonte de propagação de informações para leigos.
Palavras-chave Educação em Saúde, Enfermagem, Primeiros Socorros
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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