Resumo |
INTRODUÇÃO: Os acidentes são a principal causa de óbitos na faixa etária de um a dezenove anos e tal desfecho pode ser evitado com manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) seguras e precisas no primeiro contato com o indivíduo. O SBV compreende manobras de desobstrução das vias aéreas, ventilação e circulação artificial, além do acionamento precoce dos serviços de emergência. Partindo desse pressuposto, a American Heart Association aconselha o ensino do SBV no ambiente escolar, uma vez que nesses locais não há um profissional da saúde, e um indivíduo capacitado poderia auxiliar a vítima e evitar complicações até que o serviço de emergência estivesse presente. Nesse contexto, foi elaborado um projeto de extensão com o objetivo de capacitar crianças, adolescentes, pais e educadores de uma escola do município de Viçosa - MG para prestarem atendimento de SBV de acordo com as recomendações vigentes. OBJETIVOS: Relatar as principais ações a serem desenvolvidas por um projeto de extensão que visa capacitar crianças, adolescentes, pais e educadores em manobras de SBV, a fim de prestarem atendimento adequado às vítimas, compartilhar a experiência com a comunidade acadêmica e estimular a realização de outras ações dessa natureza. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: As atividades serão desenvolvidas a partir do treinamento de crianças, adolescentes e adultos em SBV por meio de encontros capacitadores. Esses encontros serão organizados por duas ligas acadêmicas que atuam em pediatria e em urgência, trauma e emergência, e a capacitação será realizada por estudantes do curso de Medicina, com supervisão dos professores orientadores de ambas as ligas. O treinamento se dará a partir da simulação de possíveis acidentes, nos quais as técnicas de resolução, como manobras de desengasgo e de reanimação, serão ensinadas e treinadas, com o auxílio de objetos próprios para o aprendizado. Dentre os materiais de uso estarão bonecos (bebês e adultos) e máscara facial de respiração boca a boca. RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: A partir da estruturação do projeto, foi firmada a parceria entre as duas ligas acadêmicas, somando conhecimentos na área de SBV e número de capacitadores para as atividades, assim como de materiais. Também foi feito o contato com escolas para que possam servir de local de formação em SBV para a comunidade. CONCLUSÕES: O relato das ações realizadas por este projeto para implementação do SBV na comunidade pretende estimular outros estudantes a participarem do projeto, gerar gerando benefícios para a sociedade e multiplicar dos conhecimentos e treinamento em habilidades para um SBV adequado, que impacte na sobrevida da população. |