“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16298

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência e tecnologia de alimentos
Setor Departamento de Tecnologia de Alimentos
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Rafaela Oliveira Neto
Orientador MARCIA CRISTINA TEIXEIRA RIBEIRO VIDIGAL
Outros membros ANA CLARISSA DOS SANTOS PIRES, Laís Fernanda Batista
Título Percepção dos consumidores brasileiros em relação a alimentos “plant based”: um estudo exploratório
Resumo Nos últimos anos, a forma de consumo e produção de alimentos têm passado por mudanças importantes para atender a demanda de parte dos consumidores que têm buscado por alimentos com substituição parcial ou totalmente da proteína animal. Nesse contexto, entender como os consumidores percebem os alimentos “plant based”, quais os seus anseios e expectativas e o que motiva sua aceitação é de extrema importância para impulsionar o consumo desses produtos e reconhecer as oportunidades de crescimento do setor. Dessa forma, objetivou-se com esse trabalho conduzir um estudo exploratório sobre a percepção de diferentes grupos de consumidores em relação ao conceito, consumo, aceitação de alimentos com substituição total e parcial de proteínas animal por vegetal, além de apresentar dois produtos, sorvete e hambúrguer veganos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa, CAAE 53591721.1.0000.5153 (parecer número 5.291.419). Os participantes foram convidados a participar das sessões de grupo de foco via e-mail e foram divididos em três grupos (oito participantes por grupo), sendo o grupo 1 (G1) composto por pesquisadores, estudantes e professores da área de alimentos, o grupo 2 (G2) vegetarianos e veganos e o grupo 3 (G3) consumidores comuns sem restrição alimentar. As sessões de grupo de foco foram realizadas de forma remota, via Google Meet, gravadas com autorização dos participantes, conduzidas por um moderador, segundo metodologia proposta por Krueger & Casey. Na técnica de associação de palavras foram apresentadas duas imagens sendo a primeira de um hambúrguer e a segunda de um sorvete, ambos produzidos a base de fontes vegetais (proteínas de castanhas). Os participantes observaram cada imagem e informaram as primeiras palavras, pensamentos ou sentimentos que surgiram a partir da apresentação do estímulo. Os participantes de G1 e G2 têm o hábito de ler os rótulos dos alimentos que consomem apresentando motivações similares, como a busca de informações, já o G3 têm o hábito de realizar a leitura dos rótulos de forma superficial, sem que haja uma preocupação específica. De forma geral, o consumo de alimentos com substituição total ou parcial de proteínas animais por vegetais envolve três temas principais, sendo eles sustentabilidade e ética, sensorialidade e prazer, e saudabilidade e bem-estar. A partir da associação de palavras, foram obtidos 16 termos para a caracterização do sorvete vegano e 15 termos para o hambúrguer vegano, que envolvem a curiosidade e o desejo de experimentar esses produtos, características sensoriais, saudabilidade e preço, sendo mencionados como indicativo das percepções dos participantes em geral. Portanto, um dos principais desafios do mercado “plant based” é encontrar uma combinação entre qualidade sensorial, saudabilidade e custo desses novos produtos, associados a forma de produção mais sustentáveis, para atender aos anseios dos consumidores.
Palavras-chave sorvete vegano, hambúrguer vegano, proteína vegetal
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,73 segundos.