Resumo |
É proposta da Educação do campo e intercultural acolher as diversidades e promover processos de ensino e aprendizagem contextualizados, associados aos modos de vida, tendo como base as realidades, os conhecimentos, as culturas e tradições dos povos do campo, das águas e das florestas. Um dos problemas verificados na educação básica é a falta de material didático intercultural, que venha dialogar com as diversidades de povos e territórios. Material que dê visibilidade aos diversos sujeitos, saberes e contextos respeitando também os modos de aprender e ensinar dos povos do campo. Este trabalho teve por objetivo investigar temáticas relevantes visando a construção de materiais didáticos para a educação do campo e intercultural. A pesquisa foi realizada em três espaços que acolhem representantes de comunidades tradicionais: a disciplina Encontro de Saberes e práticas educativas (PRE 431) da UFV, o Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas-Plantas Medicinais e o curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFV (Licena). Por meio da pesquisa documental, foram acessadas as aulas gravadas da disciplina PRE 431, e feito o levantamento das temáticas emergentes a partir das falas das (os) mestras (es) dos saberes populares. Em seguida, foram realizados dois Círculos Epistemológicos: no Acervo Biocultural e na Licena. Na condução destes Círculos, foram adotadas três questões de pesquisa: “Quando você pensa em um material didático, quais são os elementos que vem a sua mente?”; “A partir da sua realidade, quais temas você considera relevantes de estarem presentes nas escolas e universidades?”; “Como (ou de que forma) você gostaria de aprender”?. As informações levantadas em cada espaço estão sendo sistematizadas e refletidas. As (os) participantes destacam que os materiais didáticos não os representam, não trazem seus territórios, suas potencialidades e situações problemas. Ocultam histórias ou contam apenas uma versão das histórias, predominando o conhecimento hegemônico. Destaca-se aqui algumas temáticas emergentes: Alimentação ancestral, Práticas tradicionais de cuidado da saúde, Mineração, Formas ancestrais de aprender. Foram apontadas diversidade de formas de aprender, destacando aqui os sonhos e a oralidade. Os resultados deste estudo irão orientar a construção futura de materiais didáticos interculturais, com foco na educação do campo. |