“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16248

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Thais Santos das Neves
Orientador FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE
Outros membros Marina Tack Ramos, THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ, Zaquiel da Silva Santos
Título Encontro de saberes pesquisa e educação intercultural: temas geradores para construção de materiais didáticos
Resumo É proposta da Educação do campo e intercultural acolher as diversidades e promover processos de ensino e aprendizagem contextualizados, associados aos modos de vida, tendo como base as realidades, os conhecimentos, as culturas e tradições dos povos do campo, das águas e das florestas. Um dos problemas verificados na educação básica é a falta de material didático intercultural, que venha dialogar com as diversidades de povos e territórios. Material que dê visibilidade aos diversos sujeitos, saberes e contextos respeitando também os modos de aprender e ensinar dos povos do campo. Este trabalho teve por objetivo investigar temáticas relevantes visando a construção de materiais didáticos para a educação do campo e intercultural. A pesquisa foi realizada em três espaços que acolhem representantes de comunidades tradicionais: a disciplina Encontro de Saberes e práticas educativas (PRE 431) da UFV, o Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas-Plantas Medicinais e o curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFV (Licena). Por meio da pesquisa documental, foram acessadas as aulas gravadas da disciplina PRE 431, e feito o levantamento das temáticas emergentes a partir das falas das (os) mestras (es) dos saberes populares. Em seguida, foram realizados dois Círculos Epistemológicos: no Acervo Biocultural e na Licena. Na condução destes Círculos, foram adotadas três questões de pesquisa: “Quando você pensa em um material didático, quais são os elementos que vem a sua mente?”; “A partir da sua realidade, quais temas você considera relevantes de estarem presentes nas escolas e universidades?”; “Como (ou de que forma) você gostaria de aprender”?. As informações levantadas em cada espaço estão sendo sistematizadas e refletidas. As (os) participantes destacam que os materiais didáticos não os representam, não trazem seus territórios, suas potencialidades e situações problemas. Ocultam histórias ou contam apenas uma versão das histórias, predominando o conhecimento hegemônico. Destaca-se aqui algumas temáticas emergentes: Alimentação ancestral, Práticas tradicionais de cuidado da saúde, Mineração, Formas ancestrais de aprender. Foram apontadas diversidade de formas de aprender, destacando aqui os sonhos e a oralidade. Os resultados deste estudo irão orientar a construção futura de materiais didáticos interculturais, com foco na educação do campo.
Palavras-chave Saberes populares, educação intercultural, temas geradores
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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