“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16245

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Zaquiel da Silva Santos
Orientador FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE
Outros membros Camila Gargano, Joao Santana Tomaz, Mariana Carvalho de Paula, Marina Tack Ramos, THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ, Victória de Paula Oliveira
Título Promovendo a educação intercultural através do encontro de saberes: produção coletiva de materiais didáticos audiovisuais
Resumo Historicamente os saberes populares, tradicionais, foram desvalorizados, não considerados ciência e apenas o conhecimento construído nas academias e nas instituições de pesquisa é validado como ciência, a ciência hegemônica. Pensando nessa perspectiva, com novo olhar sobre as práticas populares foi pensado este projeto pelo Grupo Entre Folhas - Plantas Medicinais, da Universidade Federal de Viçosa cujo objetivo é produzir a partir dos saberes dos mestres e mestras dos saberes comunitários populares, materiais didáticos, que considerem os saberes locais, a educação popular e a Agroecologia. O projeto teve como ponto de partida o levantamento de temas, relevantes para a produção de materiais interculturais. Este levantamento foi feito a partir das aulas gravadas da disciplina Encontro de Saberes e Práticas Educativas (PRE 431, UFV), nas reuniões do Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas e junto aos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFV. A partir desses levantamentos foram escolhidas algumas temáticas para produção de materiais didáticos interculturais. Foram realizadas duas capacitações. A primeira capacitação: “Formação de estudantes pesquisadores para a desconstrução de processos românticos desumanizadoras, dos sentimentos e vivências das guardiãs e guardiões do saber no campo”, teve objetivo de discutir e refletir sobre como no ato de pesquisar os saberes nas comunidades "tradicionais" os pesquisadores, romantizam as relações e os contextos, principalmente no campo, seja em comunidade quilombola ou indígena. A segunda capacitação teve intuito de ter um contato básico com a gravação e edição de vídeos, na plataforma Shotcut. A partir das discussões, rodas de conversas, e círculos de cultura no Grupo Entre Folhas, envolvendo estudantes, professores e representantes de comunidades tradicionais, o projeto entregará como produto final, desta primeira etapa, uma cartilha, partindo das discussões dos temas, e da primeira capacitação. Também será feito o levantamento de temas relevantes na Comunidade Quilombola de Buriti do Meio, na perspectiva de construção de materiais interculturais. Será gravado um documentário nesta comunidade, a fim de visibilizar saberes locais e a produção intercultural. Os objetivos deste documentário são: valorizar guardiões e guardiãs dos saberes tradicionais, disponibilizar material didático interdisciplinar, contextualizado e que dialogue conhecimentos tradicionais e acadêmicos; utilizar materiais didáticos audiovisuais e roteiros educativos como ferramenta de luta contra-hegemônica e de fortalecimento da educação intercultural nos mais diversos espaços educativos; reafirmar a identidade dos povos de comunidades indígenas e quilombolas. A proposta é contribuir com a formação inicial de professores nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Licenciatura em Ciências Biológicas da UFV e nas atividades de extensão nos Espaços de Ciências da UFV, bem como nas escolas do campo
Palavras-chave pesquisa intercultural, materiais didáticos, saberes populares.
Forma de apresentação..... Painel
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