“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16233

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Livia de Sousa Lima Ramos
Orientador RONY PETTERSON GOMES DO VALE
Outros membros Layla Tonon Reis
Título A representação dos professores na pandemia de COVID-19: considerações iniciais
Resumo A representação dos professores no Brasil atual tem se deparado com inúmeras problemáticas ligadas à falta de visibilidade na sociedade, principalmente no contexto pandêmico de COVID-19. Com isso, frente a esse descaso social, ainda não existem estudos que deem visibilidade ao papel do professor na pandemia. Por isso, surgiu-se a necessidade de analisar a atuação dos educadores diante do ensino remoto no cenário de COVID-19, visto que essas figuras devem ser reconhecidas por contribuírem para o desenvolvimento tanto do meio acadêmico quanto do social, proporcionando conhecimento à população e contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e capacitados. Assim, alguns jornais brasileiros, como o Portal de notícias G1, que é mantido pelo Grupo Globo, apresentaram, em algumas matérias jornalísticas, desabafos construídos por professores em 2020, quando a portaria do MEC (Ministério da Educação) decretou que as atividades acadêmicas poderiam retornar através dos recursos tecnológicos de comunicação até que a situação se normalizasse. Destarte, esses discursos dos educadores revelam o ethé deles mesmos em uma situação inesperada de conflito. Assim sendo, é plausível ressaltar que essas falas representam uma imagem desses indivíduos do âmbito educacional, pois, de acordo com Amossy (2005, p. 9), o ethos é “uma apresentação de si”. Em adição a isso, levando em conta a afirmação de Charaudeau (2016a) de que frente a um ato de enunciação podem surgir várias interpretações por parte do destinatário, é possível afirmar que os leitores dos jornais podem interpretar mais de uma mensagem defronte dos depoimentos dos mentores e, então, pode-se presumir que o público possivelmente obteve várias compreensões distintas perante os relatos. Nessa via, essa pesquisa tem como intuito analisar semiolinguisticamente a construção da representação sociodiscursiva dos professores na implementação do ensino remoto durante a pandemia, e o corpus é constituído de alguns dos discursos diretos dos educadores disponibilizados em matérias do Portal G1. Os aportes teóricos utilizados até o momento são baseados em Charaudeau (2006a; 2006b; 2009; 2016a; 2017) e Amossy (2005), os quais apresentam teorias que contribuem para o processo de compreensão da relação de comunicação dos falantes e auxiliam no entendimento dos efeitos de sentido e do ethos. Ademais, os objetivos específicos deste projeto são: (1) descrever os modos de enunciação dos professores em depoimentos, disponibilizado pelo portal G1; (2) perscrutar os contratos de comunicação instaurados em cada situação apresentada nos depoimentos selecionados pelo G1; (3) identificar e descrever as principais estratégias discursivas utilizadas pelos educadores para descreverem esse acontecimento; (4) classificar os possíveis ethé desencadeados dos discursos diretos dos professores; (5) criar um quadro sinópticos com as principais representações sociodiscursivas advindas da percepção dos ethé dos mentores em seus discursos.
Palavras-chave professor, discurso, éthos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.