Resumo |
A representação dos professores no Brasil atual tem se deparado com inúmeras problemáticas ligadas à falta de visibilidade na sociedade, principalmente no contexto pandêmico de COVID-19. Com isso, frente a esse descaso social, ainda não existem estudos que deem visibilidade ao papel do professor na pandemia. Por isso, surgiu-se a necessidade de analisar a atuação dos educadores diante do ensino remoto no cenário de COVID-19, visto que essas figuras devem ser reconhecidas por contribuírem para o desenvolvimento tanto do meio acadêmico quanto do social, proporcionando conhecimento à população e contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e capacitados. Assim, alguns jornais brasileiros, como o Portal de notícias G1, que é mantido pelo Grupo Globo, apresentaram, em algumas matérias jornalísticas, desabafos construídos por professores em 2020, quando a portaria do MEC (Ministério da Educação) decretou que as atividades acadêmicas poderiam retornar através dos recursos tecnológicos de comunicação até que a situação se normalizasse. Destarte, esses discursos dos educadores revelam o ethé deles mesmos em uma situação inesperada de conflito. Assim sendo, é plausível ressaltar que essas falas representam uma imagem desses indivíduos do âmbito educacional, pois, de acordo com Amossy (2005, p. 9), o ethos é “uma apresentação de si”. Em adição a isso, levando em conta a afirmação de Charaudeau (2016a) de que frente a um ato de enunciação podem surgir várias interpretações por parte do destinatário, é possível afirmar que os leitores dos jornais podem interpretar mais de uma mensagem defronte dos depoimentos dos mentores e, então, pode-se presumir que o público possivelmente obteve várias compreensões distintas perante os relatos. Nessa via, essa pesquisa tem como intuito analisar semiolinguisticamente a construção da representação sociodiscursiva dos professores na implementação do ensino remoto durante a pandemia, e o corpus é constituído de alguns dos discursos diretos dos educadores disponibilizados em matérias do Portal G1. Os aportes teóricos utilizados até o momento são baseados em Charaudeau (2006a; 2006b; 2009; 2016a; 2017) e Amossy (2005), os quais apresentam teorias que contribuem para o processo de compreensão da relação de comunicação dos falantes e auxiliam no entendimento dos efeitos de sentido e do ethos. Ademais, os objetivos específicos deste projeto são: (1) descrever os modos de enunciação dos professores em depoimentos, disponibilizado pelo portal G1; (2) perscrutar os contratos de comunicação instaurados em cada situação apresentada nos depoimentos selecionados pelo G1; (3) identificar e descrever as principais estratégias discursivas utilizadas pelos educadores para descreverem esse acontecimento; (4) classificar os possíveis ethé desencadeados dos discursos diretos dos professores; (5) criar um quadro sinópticos com as principais representações sociodiscursivas advindas da percepção dos ethé dos mentores em seus discursos. |